Sou o que penso?
A saúde emocional corresponde à capacidade de controlar as funções psíquicas, ou seja, a capacidade de administrar as próprias emoções, resultando, dessa forma, em um sentimento de bem-estar, onde os objetivos são atingidos e é possível viver uma vida plena.
Plena é raro, mas quando acontece é muito bom! Eu confesso que até sinto medo de infartar
Juro! Me lembro quando eu ainda morava em Santa Felicidade. Um dia cheguei em casa e sabe quando bate aquela sensação boa do nada, sem nenhum motivo consciente? De repente pensei: será que vou morrer hoje PAI?
Hoje sei que essa sensação se deve ao fato de que na maioria das vezes temos medo da felicidade. Sabia disso?
Tem até nome. A querofobia é uma fobia ainda pouca conhecida e que consiste, basicamente, no medo de ser feliz.
Sendo assim, uma pessoa que sofre de querofobia é alguém que tem a tendência de fugir de qualquer tipo de felicidade, pois ela se ressente frente a quaisquer emoções positivas. Parece inacreditável!!!
O lado bom é que esse medo aparece somente quando estamos felizes além da conta. Vontade de sair gritando ao mundo o quanto é boa e assustadora essa sensação plena.
Por outro lado, é muito bom quando percebemos que até pouco tempo atrás éramos o oposto do que somos hoje.
Apenas há pouco mais de 3 anos era raro eu perceber esses momentos. Humor comprometido, amor-próprio minúsculo, autopiedade; vocação para ser vítima; modo de ver a vida que demonstrava complacência e/ou piedade em relação aos meus próprios problemas, decepções, desgostos. Sim! O coitadismo já me impediu de ter uma vida, vida Feliz...
Sabe o que é mais apaixonante? Nada de extraordinário aconteceu. Não recebi nenhum milagre, só decidir ser o milagre!
Parei de procrastinar, salvo algumas raras recaídas, decidi não ter mais expectativas sobre o que esperar das pessoas e passei ter certezas sobre mim.
Viver bem apesar de...
Bjs