Cuide dos seus pensamentos
Eles logo serão sentimentos e afetarão a sua saúde.
Sim, você sabia que seus pensamentos podem influenciar seus sentimentos e seu corpo? Isso mesmo, a saúde emocional e a física estão interligadas. Quando você passa por um sofrimento psicológico, ele pode gerar ou piorar uma doença física.
Veja alguns exemplos de como isso acontece:
- Intestino: você pode ter prisão de ventre ou diarreias frequentes (Síndrome do Intestino Irritável);
- Sistema urinário: você pode sentir dor e dificuldade para urinar ou desenvolver doenças urológicas;
- Dificuldades sexuais: você pode ter diminuição do desejo sexual, alterações no ciclo menstrual, impotência ou dificuldade para engravidar, entre outras.
Mas será que nós podemos controlar o que pensamos ou sentimos? Não podemos evitar completamente, mas podemos administrar melhor. Não é algo fácil, é claro, mas é possível com prática e persistência. Eu mesma sou um exemplo de que a gente consegue.
Durante muito tempo eu sofri com a cobrança de ser igual à minha irmã perfeita. A minha mãe sempre me comparava com ela e isso me deixava muito triste e retraída. Pouco antes da minha mãe falecer, eu rompi com a minha irmã. Cheguei a pensar que esse rompimento teve a ver com o AVC que a levou embora, mas depois de um tempo de muito sofrimento, uma moça que apareceu na minha vida me disse algo que mudou tudo: "Cindy, me desculpe, mas você está sendo muito arrogante em achar que pode mudar os planos de DEUS. É Ele, e somente Ele, que decide quando a gente nasce e quando a gente morre". Foi o que eu precisava ouvir naquele momento!
A partir daí, eu comecei a trabalhar para administrar melhor o pensamento que eu tinha em relação às minhas duas maiores perdas. Depois, essa habilidade ficou quase automática. Ou seja, cada pensamento ruim que eu tenho, eu substituo por outro mais positivo e repito isso até que ele suma.
Eu consigo fazer isso sempre? Claro que não, muitas vezes eu ainda sou vencida pelos meus pensamentos, principalmente os relacionados a doces, o meu maior inimigo atualmente, pois é por causa deles que eu atrapalho o meu tratamento de controle de peso. Estou em constante treinamento. É complicado porque agora no prédio tem uma geladeira cheia de chocolates. Mesmo assim, eu tento administrar da melhor forma que eu posso:
- Evito comprar doces no mercado;
- Reduzo as minhas idas à boleria;
- Se ganho algum doce, divido com os vizinhos;
- Troco os doces por frutas;
- Escuto músicas animadas;
- Quando me lembro, tento enganar a vontade (difícil, mas tento), administro...
Administrar é a melhor solução!!!
Se não conseguimos eliminar, podemos pelo menos diminuir!
Amanhã eu volto com mais dicas.
Até lá.
Cindy Ferreira -viveReal