Uma verdadeira facada no bolso. Será?
Outro dia, eu e uma amiga estávamos conversando com outra amiga e ela pediu a minha indicação de um lugar para a comemoração dos 80 anos da mãe dela. Uma data para lá de especial. Portanto, a indicação tinha que ser algo do tipo: do bom para o melhor.
Como é de praxe, fui pesquisar sobre as avaliações dos dois restaurantes que indiquei, embora já tenha estado nos dois e ter a minha própria opinião sobre eles, ou não indicaria.
Então me deparei com opiniões do tipo:
"Não gostei! O atendimento caiu muito, fazia 1 ano que eu não ia e me decepcionei"
"Uma agradável surpresa! Tenho que deixar registrado um grande elogio aos demais atendentes. Todos simpáticos e solícitos"
"Ambiente aconchegante, pratos bem elaborados e ótimo atendimento"
"Antes de chegar em Curitiba, a gente já sabia que nossa meta era comer no ..., e para a nossa felicidade, tivemos uma experiência gastronômica de outro mundo, algo tão perfeito que é até difícil de contar e explicar"
"Uma verdadeira facada no bolso, mas é definitivamente um excelente restaurante e que detém um atendimento ESPETACULAR! Eu fiquei encantada"
"Sofisticado, com uma das melhores vistas de Curitiba. A confeitaria deles é divina, os doces e salgados são perfeitos com uma apresentação digna e merecedora dessas 5 estrelas, os funcionários são muito atenciosos, nos receberam muito bem e o pôr do sol é hipnotizante de lindo"
Muitas opiniões, denominadas "avaliações". Acho que a prática avaliativa deve ter uma base ou sentido moral e estar alicerçada na firme definição de um propósito.
Não concordo que o processo avaliativo é uma oportunidade para que a multiplicidade se manifeste.
Até que ponto as pessoas estão capacitadas para analisar e não apenas dar a sua opinião particular?
Trago aqui uma reflexão sobre os impactos de uma análise mal-feita, já que a análise consiste no exame detalhado sobre determinado assunto, observando todos os pormenores que formam cada parte de um todo.
Já a opinião, é um substantivo feminino que significa a manifestação de uma forma de ver, representando o estado de espírito e a atitude de um indivíduo ou de um grupo em relação a um determinado parâmetro ou realidade.
Então, a opinião de uma pessoa é aquilo que ela acredita ser verdadeiro para ela, ou seja, nem sempre o que é para ela, será para todos.
Na filosofia, por exemplo, a opinião é a ideia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento tido por ela como verdadeiro.
Assim, penso que seria inteligente sempre que alguém fosse fazer uma avaliação, ela só fizesse a partir do real exame sobre o todo do que lhe foi apresentado ou informar que se trata apenas de uma opinião e que essa informação sempre seja precedida da frase "na minha opinião".
Podemos perceber, então, a importância da qualidade nas análises para a avaliação de uma performance.
A Impressões equivocadas podem levar excelentes empresas e/ou serviços a caminhos ruins, culminando em perdas de credibilidade e prejuízos à sua imagem e a tudo que a cercam, por meras opiniões pessoais.
Para encerrar uma reflexão:
Será que muitas vezes o problema não está no local, ou no time que o representa, mas sim no fato da pessoa opinante estar no lugar errado?
Calma é só a minha opinião (risos). Como eu disse, já estive nós dois locais e ambos foram impecáveis. Talvez porque eu e as minhas colegas estavam exatamente onde desejávamos estar, com quem escolhemos estar e preparadas para fazer daquele momento muito especial.
São dois lugares caros para a minha realidade financeira, mas quem me conhece sabe que eu prefiro sair uma vez ao ano para um lugar bom a sair toda semana para qualquer lugar.
Fato é que tenho absoluta certeza que seja qual for a escola da minha amiga a mãe dela terá uma festa de 80 anos, INESQUECÍVEL!!!
Boa sexta-feira!
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal
www.vivereal.com.br