Sonhe, Planeje e Realizará !!!
No texto anterior conversei com você sobre ter propósito daquilo que você quer para sua vida, inclusive trouxe um método para você definir metas de forma clara e com eficiência.
Hoje vamos falar sobre como saber se aquilo que eu decidi e planejei realmente vai acontecer, ou seja, estou no caminho certo?
Mas antes eu vou explicar sobre os seguintes conceito:
Tarefas de ocupação: são as tarefas que eu realizo diariamente, contudo não me levam na direção do meu propósito, ou seja, podem ser descartadas ou delegadas.
Tarefas de produção: são aquelas que fazem a diferença na minha vida, e me levam na direção do meu objetivo principal.
Ao entender esse conceito acredite, você já deu um grande passo na sua vida. Pare por um momento e reflita. Hoje a minha energia e foco estão em qual desses cenários?
Eu espero que seja nas tarefas de produção, pois são delas que suas metas serão alcançadas. O segundo passo que considero fundamental é encontrar um mecanismo para medir a evolução.
Tudo aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado.
Como citei no texto anterior, meu objetivo era uma viagem internacional em família com planejamento antecipado de dois anos. Eu tinha dois indicadores principais: tempo e o valor financeiro para realização da viagem.
Montei uma planilha simples no Excel e calculei qual o valor eu deveria guardar por mês para que em dezoito meses a reserva estivesse Ok.
Nos reunimos, colocamos todos os gastos mensais da família e começamos a discussão de onde poderíamos economizar para que o sonho fosse realizado.
Podem acreditar, esse é um dos momentos mais gratificantes, pois todos ali estão pensando no mesmo objetivo.
Após isso, eu alimentava essa planilha semanalmente para saber quanto já tínhamos em caixa, dessa forma eu conseguia medir e visualizar nossa evolução a todo momento.
Talvez aqui um grande erro que a maioria comete, buscam a celebração apenas de grandes conquistas, entretanto o segredo está em você comemorar os pequenos passos, só assim eles serão grandes um dia.
Depois me conta como você faz para monitorar a evolução dos seus objetivos?
Ao entender que esse texto te ajudou compartilhe com alguém.
Um abraço e até a próxima quinta feira.
Marcelo F Oliveira