Foque no que é possível!
Às vezes, desperdiçamos tempo tentando mudar o que não podemos ou sofrendo pelo mesmo motivo.
Quando vivenciamos isso no âmbito pessoal, a tendência é replicarmos na área profissional. Isso não só nos deixa menos produtivos, mas também alimenta a ansiedade e, consequentemente, afeta nossos resultados.
Você já deve ter ouvido muito a frase “temos que viver o hoje” e é fato. O passado não existe mais e o futuro é desconhecido.
Não estou dizendo que devemos deixar os problemas atrás da porta, pois isso seria um pedido absurdo. No entanto, enquanto eu era funcionária, ouvi essa recomendação várias vezes.
O ponto que gostaria de destacar hoje está relacionado única e exclusivamente ao tempo. Sua administração e uso adequado podem proporcionar mais qualidade de vida e melhores resultados, especialmente no trabalho.
Outro dia, uma amiga visitou minha casa e ficou surpresa ao ver que eu ainda uso uma agenda impressa. Ela não foi a única; muitos consideram que a tecnologia aposentou as agendas físicas. Mas para mim, elas ainda têm valor.
Eu sou do time que acredita no seguinte:
Ouvir: Quando ouço algo, esqueço.
Escrever/ler: Quando leio ou escrevo, entendo.
Fazer: Quando coloco em prática, aprendo e faço acontecer.
Tudo o que faço começa na minha mente, migra para a agenda e só depois se concretiza. Você pode estar se perguntando: “Será que ela realmente realiza tudo o que está na agenda?” A resposta é não! No entanto, o registro está lá e em algum momento pode ser útil. Se não for para mim, será para outra pessoa!
Pensou, decidiu, registrou e executou. Se algo não deu certo ou precisou ser adiado, siga em frente. Tentar entender por que não funcionou ou lamentar o que já passou não nos leva a lugar algum.
Se, após um tempo, você decidir fazer uma nova tentativa, então sim, vale a pena investir tempo para reanalisar o processo, registrar os pontos negativos e positivos, e tomar uma decisão informada sobre a execução.
Para finalizar algumas dicas:
1. Esqueça o retrovisor: De fato, olhar demais para o passado pode nos impedir de seguir em frente. Aprenda com as experiências, mas não fique presa a elas.
2. Prepare-se para o trajeto: O futuro é incerto, mas podemos nos preparar para enfrentar o que vier. Planeje, adquira habilidades e esteja pronta para a jornada.
3. Observe o km atual: Este é o momento presente, o único que realmente temos. Valorize-o, pois é onde a vida acontece.
4. Usufrua de tudo que ele está lhe oferecendo: Aprecie as pequenas coisas, os momentos de alegria, as conexões com outras pessoas. A vida é feita desses detalhes.
5. Viva, porque a vida é rápida: Sim, a vida passa rápido demais. Não deixe para amanhã o que pode ser vivido hoje.
Até amanhã.
Cindy Ferreira - viveReal