Os diferentes níveis da amizade!
Talvez você ainda não tenha percebido, mas independente do número de amigos que temos, todas tem um nível.
Calma, nada a ver com nível social ou algo parecido. Falo de comportamento!
Sim! O nosso comportamento muda de acordo com o tipo de relacionamento que mantemos com as pessoas que estão próximas a nós!
Vou explicar melhor! Todas nós temos pessoas que sempre conseguimos um tempinho para nos fazermos presente. Enviamos mensagens, ligamos, chamamos para almoçar conosco ou beber um simples cafezinho juntas só para matar as saudades. Aquelas que queremos ter por perto!
Por outro lado, tem aquelas que só de pensar que vamos encontrar-las bate uma "preguiça" um desânimo que acabamos dando uma desculpa ou falando a famosa frase:"vamos marcar" , mas não passa disso!
Também existem aquelas pessoas que a gente não consegue se desligar, aquelas que estão conosco o tempo todo mesmo que estejam há quilômetros e quilômetros de nós.
Geralmente são aquelas com quem temos mais afinidades e sabemos que podemos contar com elas nos momentos felizes e nos momentos tristes também.
Outro dia eu li que podemos classificar as nossas amizades por isso resolvi falar sobre isso hoje. Não me lembro exatamente das palavras usadas, mas era algo parecido com:
Nível 01: aquelas pessoas com quem não temos afinidades, nem conexão, que são apenas conhecidos
Nível 02: são pessoas com as quais nós temos poucas afinidades e uma conexão pequena, ou seja, os nossos colegas.
Nível 03: também são colegas, mas são mais próximos e há algumas afinidades e conexões em comum.
Nível 04: finalmente aqueles temos muita afinidade e total conexão. Com essas temos cumplicidade, parceria e chamamos de amigos.
Assim, dependendo do nível em que nos relacionamos com uma pessoa, definirá a minha atitude com ela.
Não devemos pensar que todos com quem nos relacionamos torcem, confiam e se alegram com a nossa felicidade de maneira igual, e, muito menos, que todos Irão torcer pela nossa infelicidade.
A gente precisa prestar atenção em tudo que recebemos e doamos aos outros também.
Devemos fugir das pessoas que se aproximam para nos sugar ou fazer de da gente um muro de lamentações. Também daquelas pessoas que nos cobram demais ou nos criticam o tempo inteiro.
Somos livres para ter por perto mais aquelas pessoas que nos apoiam, que nos orientam e buscam pelos nossos sonhos conosco.
Sabem aquelas pessoas que são leves, gostosas, aquelas com as quais nos reencontrarmos e sentimos que nunca nos afastamos delas?
Enfim, nós precisamos prestar mais atenção aos detalhes, precisamos reparar melhor o comportamento, escutar mais o que é dito e dar devido valor a todos os detalhes.
Repense as suas atitudes. Não é sadio (e nem justo) manter uma relação desigual.
Reveja as suas necessidades em relações as outras pessoas e delas em relação a você. Faça o que for melhor para ambas as partes e priorize o seu bem-estar.
Sabe aquela frase "mais vale estar só que mal acompanhada" ? É sobre isso!
Boa semana
Até amanhã!
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal