Um carinho em você.

Qual foi a última vez que você fez isso?

Quem está comigo há mais tempo sabe que em 2020 eu entrei na menopausa. Um momento de travessia!

Passei a ler tudo que consegui sobre o assunto. Muitas são as informações, as dicas e de certa forma quase tudo ajuda, mas a verdade é que tudo é muito pessoal e intransferível!!!

Sempre dormi muito bem obrigada! Porém, está sendo um dos piores distúrbios que estou enfrentando é o do sono. 

Vivo uma fase de insônia. Culpa das alterações hormonais, baixa de estrogênio, ondas de calorões, etc etc etc...

Calma não estou aqui para reclamar. Muito pelo contrário. Sou extremamente grata pelo momento que vivo.

Até ouso dar um alerta para mulheres mais jovens que tem os seus probleminhas para pegar no sono, especial aquelas que vivem sob constante tensão no trabalho, por exemplo, também podem dormir mal por causa do excesso de cortisol. 

Hoje a maturidade pede para avisar a todas elas que repensem o estilo de vida que estão levando, pois, as mulheres que não têm um sono de qualidade na juventude tendem a enfrentar noites piores na menopausa.

No que se refere a pessoa que vos fala poderia ter começado se cuidar mais cedo como já disse aqui várias vezes, mas o que conta é o velho ditado: "antes tarde do que nunca", não é mesmo?

Porém, devo dizer que não é fácil ver o envelhecer chegando, falta de sono, pele mais seca, cabelos caindo em maior quantidade do que a de costura, unhas quebradas com maior frequência, ou seja, a verdade queda livre!!!

Nunca fui muito vaidosa, mas tenho revisto muita coisa em relação aos autocuidados:

Consumo alimentos como: ovos, abacate, amêndoa e também a farinha de amêndoas, pois ajudam a estimular o sono.

Também o consumo de chás camomila, melissa, folhas de maracujá. São boas escolhas para melhorar a qualidade do sono, só cuide com quantidade, pois são diuréticos e acordar a noite para ir ao banheiro, ninguém merece né?

Potra coisa que ajuda são os óleos essenciais, o de lavanda é tudo de bom, experimente passar um pouquinho nos pulsos, depois pingue algumas gotinhas no difusor aromatizador ou uma gotinha no travesseiro também faz uma diferença danada.

Quarto escuro, com a temperatura ideal e se possível, um som de água (eu uso a fonte elétrica que comprei para as minhas pequenas beber água fresquinha o tempo todo, mas elas não deram a mínima). 

A alimentar-se bem também ajuda e será ainda melhor é se você conseguir fazer um jejum de doze horas ou mais.e-se dentro de uma janela de 12 horas. Fazer a última refeição às 20h. Só voltar a comer ao meio-dia do dia seguinte. Fiz isso meses atrás foi excelente. Vou voltar a fazer a partir do dia primeiro de novembro novamente. Espero conseguir fazer isso nos dois últimos meses do ano. 

Diferente do que eu fazia no passado atualmente amo quando o final de semana chega trazendo com ele as recomendações dos rituais de cuidados. Em especial agora que estamos usufruindo de lindos dias quentes e ensolarados.

Bom final de semana.

Cindy Ferreira

Coordenação viveReal

www.vivereal.com.br

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online