Porque a SM me afastou do convívio social?
Porque quando vivemos com a síndrome metabólica, precisamos de um estilo de vida saudável.
Alimentação Equilibrada onde devemos priorizar uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
Reduzir o consumo de açúcares refinados e gorduras saturadas, também faz uma grande diferença para a vida de quem vive com a SM.
Controlar o peso, melhora a sensibilidade à insulina e reduzir o risco cardiovascular. O tabagismo agrava os riscos associados à síndrome metabólica.
O Controle do Estresse é fundamental para o enfrentamento da SM. Praticar técnicas de relaxamento ajuda manter a saúde, física e mental!
Em alguns casos, medicamentos podem ser necessários para tratar componentes específicos da síndrome e a disciplina com os horários farão a diferença.
Por último, mas não menos importante a perda de peso: se você estiver acima do peso, a perda de peso gradual é fundamental para melhorar os marcadores da síndrome metabólica.
Daí você deve estar pensando, sobre o que isso tem a ver com a saúde social! O convívio social pode, sim, influenciar o alcance dos objetivos relacionados à síndrome metabólica.
1. Alimentação em Eventos Sociais: em reuniões, festas e encontros, é comum haver muitos alimentos calóricos e ricos em açúcares e gorduras. Nem sempre conseguimos fazer escolhas saudáveis.
2. Atividade Física: sim, o convívio social pode afetar sua rotina de exercícios. A menos que estejamos falando de atividades sociais que envolvam movimento, como caminhadas em grupo ou dança, etc...
3. Estresse e Bem-Estar Mental: sem contar que eventos sociais podem ser estressantes. Não é tão fácil encontrar maneiras de relaxar e gerenciar o estresse, nas conversas com amigos em um ambiente que não conseguimos ouvir direito, acabamos nos estressando e o estresse pode afetar negativamente a síndrome metabólica.
Lembre-se de que o equilíbrio é essencial. Aproveite os momentos sociais, mas mantenha o foco nos seus objetivos de saúde!
É a minha dica de hoje.
Volto na segunda-feira.
Cindy Ferreira - viveReal