O Comprometimento com a Saúde Social Coletiva e o Poder das Escolhas Conscientes!
Sou uma entusiasta do comprometimento com a nossa pela sua própria companhia! O compromisso social é fundamental para a saúde individual e coletiva também!
Os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Eles incluem fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
Esses determinantes influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco, como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
A equidade em saúde é uma responsabilidade compartilhada. Ela exige o engajamento de todos os setores governamentais, membros da comunidade e ações coordenadas para combater as iniquidades.
Políticas que reduzem desigualdades sociais e melhoram condições de vida são essenciais para promover a saúde e a qualidade de vida.
Já o compromisso social envolve contribuir positivamente para a sociedade. Isso inclui ações para melhorar a qualidade de vida, promover igualdade, proteger o meio ambiente e combater injustiças e desigualdades.
É importante lembrar que o comprometimento não deve ser confundido com exigências, mas sim com escolhas conscientes que beneficiam a todos.
Vivemos um momento de isolamento social. Algo que começou na pandemia, mas continua sendo algo bem presente. A solitude é a escolha para um número considerável de pessoas nos últimos tempos.
Eu particularmente AMO, gosto da companhia de quem eu gosto, mas nada se iguala a satisfação que tenho em passar o maior tempo possível em minha própria companhia. Amo ficar em casa, curtir minhas filhotas de quarto patas.
O silêncio e também o barulho que eu mesma Escolho. Gosto de fazer pipoca, escolher um filme, de ler e de escrever. Em dia de calor amo cozinhar e nos dias frios me jogo nas opções de bebidas quentes.
Acabo de aprender a fazer um chocolate quente de chocolate branco. Uma bebida certamente inventada agradaria os deuses. Acho que realmente que quando nos comprometemos com o que nos faz bem, faremos o bem a todos e por onde a gente escolher passar. Porém, não confundamos comprometimento com exigências. Essa eu abomino e me afasto sem pensar muito!
Então se você, como eu, gosta da sua companhia, continue aproveitando e comprometendo-se com o que faz bem a você e consequentemente fará o bem aos outros!
Até segunda-feira
Cindy Ferreira -viveReal