Quais são os seus valores?

 Você sabe quais são os seus valores? Pera lá! Vamos começar entendendo o que são Valores”

Um valor é aquilo que é muito importante para você. É o que você faz questão de ter e usufruir na sua vida e que quando é violado de alguma forma, faz com que você se sinta triste, frustrado, preocupado ou irritado.

Além disso, os valores são grandes guias. Eles nos dão dicas sobre o caminho a seguir e, sobre as escolhas que devemos fazer.

Por exemplo, se para você segurança é um valor muito importante, estar em situações em que essa segurança é ameaçada vai ser provavelmente muito difícil. Talvez, nesse caso, ter um negócio próprio e empreender não seja a melhor opção em termos profissionais.

Um cargo em uma instituição pública (concurso) ou um emprego em alguma empresa privada podem parecer mais apropriados.

Se para você viver com liberdade é essencial, podendo ir e vir a hora que quiser sem dar satisfação e sem ter que pensar no bem-estar de outras pessoas que não no seu próprio, uma vida de solteiro(a) pode ser mais leve do que um casamento com filhos. Parecer bonito (a) é mais importante do que ser saudável?

Então pagar por procedimentos estéticos e produtos de beleza será provavelmente mais atraente do que cuidar da alimentação e frequentar uma academia. Independência financeira é algo que você busca e prioriza?

Você irá poupar e investir, mais do que gastar e se divertir com prazeres imediatos. E assim nossos valores vão baseando nossas decisões e escolhas no curto, médio e longo prazo, delineando quem somos e como vivemos.

Vamos recapitular? Se você tem acompanhado as minhas publicações  no ViveReal você vai entender: Primeiro vem a consciência de que preciso mudar, certo? A decisão, na sequência, o planejamento.

Pois bem! Faz parte desse planejamento analisarmos e avaliarmos nossos valores. Para cada área da nossa vida, é possível identificar os valores prioritários. E, quanto fazemos isso,

conseguimos enxergar o que está bem e o que não está. O que atende aos nossos anseios e necessidades, e o que não atende.

E, a partir desses valores bem definidos e colocados em ordem de prioridade, vamos criando as ações que devem ser colocadas em prática para alcançarmos as mudanças desejadas.

O ponto importante aqui é que ninguém, além de você mesmo(a), pode identificar e definir os seus próprios valores. Cabe a você se conhecer bem e cada vez mais para identificar o seu "pacotinho" de valores essenciais.

Resgatar e compreender a sua história de vida, conhecer seu perfil comportamental e personalidade são passos importantes nesse processo e, para isso, um psicólogo é a pessoa mais indicada para te ajudar.

O trabalho será seu, mas você não estará sozinho(a) nesse caminho.

Ótima terça e até a próxima!

Paula Fischer
Psicóloga CRP 08-08899

 

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online