Mente e Corpo Saudáveis? Eu quero!

e você?

Quando falamos em organização pessoal, também falamos em organizar a mente. Organizar a mente é importante porque quando fazemos isso estamos cuidando da nossa saúde emocional e, por consequência, da nossa saúde física.

Saúde emocional e física não estão separadas. A interação entre a mente e o corpo já é bem conhecida há muito tempo e é uma via de mão dupla.

O que isso quer dizer ? Significa que não só os fatores psicológicos podem contribuir para o início ou o agravamento de vários distúrbios físicos, mas as doenças fisiológicas também podem afetar a nossa forma de pensar ou o nosso estado de ânimo.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Isso significa dizer que para ter saúde é preciso ter harmonia entre esses dois fatores.

Transtornos como depressão e ansiedade, são doenças comuns que indicam que quando a mente não está bem, o corpo padece, causando um desequilíbrio nesse sistema. O oposto também é verdadeiro. Pacientes com patologias graves, como o câncer, podem apresentar um quadro depressivo.

Inclusive é clássica a ligação que existe entre o nervosismo e a úlcera gástrica, entre o medo e a asma brônquica, entre o stress e o herpes simples. Mas o que podemos fazer quando percebemos que nossa mente não está bem?

Primeiro é preciso considerar que nem toda mudança de comportamento acontece bruscamente. Na maioria das vezes, seguimos um processo mais lento. E, conforme tomo consciência do meu estado, vou buscando meios de ir me transformando.

Algumas atitudes e hábitos podem ajudar muito nesse processo de busca de uma maior saúde e equilíbrio entre mente e corpo. Manter nossos pensamentos elevados, positivos e uma postura otimista diante da vida é um desses bons hábitos.

Lembre-se de que pensamento gera sentimento. E quanto melhor eu me sentir, melhor meu corpo irá ficar.

Outro hábito importante é fazer a higiene mental antes de dormir. Ao limparmos a mente de pensamentos nocivos e preocupações, dormimos melhor e nada como uma boa noite de sono para garantir um funcionamento saudável de órgãos e células.

Mas perceba que esses dois exemplos, assim como muitos outros, precisam de você e da sua atenção deliberada para acontecer.

São atitudes de autocuidado e amor a si mesma. Então eu te pergunto, você está se permitindo amar a si mesma? Se não, quando pretende começar? Se precisar de ajuda, você já sabe.

Entre em contato conosco!

Um abraço e até semana que vem.

Paula Fischer
Psicóloga CRP 08-08899

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online