
A Internet e os Preços Abusivos dos Profissionais de Saúde
Quem me acompanha sabe que sou portadora da síndrome metabólica (SM) e que, por isso, preciso contar com uma equipe multidisciplinar de saúde para gerenciar minhas condições. Este ano, decidi mudar alguns dos profissionais que me acompanham, pois estava insatisfeita com a mesmice: os mesmos atendimentos, os mesmos resultados nada satisfatórios, ano após ano.
Além disso, resolvi incluir novas especialidades no meu cuidado, afinal, estou quase entrando para o time das "idosinhas", como gosto de brincar. Foi aí que me deparei com algo assustador: os preços das consultas subiram a níveis inacreditáveis!
Quero deixar claro que respeito muito o trabalho dos profissionais de saúde, mas é inegável que muitos estão seguindo a tendência dos "gurus da internet". Estão priorizando conteúdos online, reduzindo atendimentos presenciais, e, com isso, cobrando valores exorbitantes por consulta. Não bastasse isso, em muitas situações, vêm acompanhados de pedidos infindáveis de exames e prescrições de remédios e suplementos, além de encaminhamentos excessivos para outras especialidades.
Fiz algumas contas e descobri que, com o valor de consulta que um médico me cobrou, se ele atender apenas seis pacientes por dia, durante seis horas de trabalho diário, no final do ano ele terá faturado mais de um milhão e duzentos mil reais apenas no consultório! Para mim, isso vai muito além do que é aceitável.
E onde está o Conselho Regional de Medicina (CRM) diante de tudo isso? Sinceramente, não sei. Para piorar, hoje assisti a uma notícia chocante sobre uma "médica" que falsificava resultados de exames de câncer de pele, forçando pacientes a realizarem cirurgias desnecessárias. Que mundo é esse?
Por outro lado, quero usar este espaço para valorizar os verdadeiros médicos, aqueles que permanecem fiéis à vocação de cuidar. Ainda existem profissionais dedicados, que colocam a ética e o respeito ao paciente acima de tudo. São eles que fazem a diferença, que tratam cada pessoa com humanidade, e são esses que vou buscar.
Sei que encontrar esses médicos será mais difícil. Mas, para mim, vale muito mais confiar na competência e na dedicação de um bom profissional do que me render ao atendimento superficial dos "gurus" da internet, que vivem à mercê da audiência e da superficialidade. Não, obrigada. Eu tô fora!
Até amanhã!
Cindy Ferreira - viveReal