A Pá$coa está chegando.

Já começaram os preparativos nos supermercados para exposição dos ovos de Páscoa. Muitos ainda não pagaram as contas que fizeram no Natal, ano novo e carnaval. Parece que foi ontem e já vão gastar com chocolate.

A história se repete: Cheque pré-datado, compras parceladas, cartão de crédito, uma bola de neve que vai rolando ano abaixo. Alguns pensam que é simples, basta mostrar às crianças que é muito mais vantajoso fazer produtos caseiros ou comprar várias barras de chocolate do que um ovo de Páscoa.

Parece simples, mas não é. Primeiramente, para uma criança, a matemática adulta não funciona. Eu até recomendo que as crianças ganhem ovos de Páscoa, não o maior ou mais caro, mas um ovo de Páscoa.

Confeccionar chocolates caseiros também é ótimo, econômico, uma possibilidade de presentear muitos e, inclusive, ganhar uma renda extra.Porém, não é essa a questão principal...

O que me preocupa é que virão outras datas. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, além dos convites de aniversário, casamento, formatura e outros eventos anuais.

É preciso ter controle! Meu conselho é fazer o planejamento financeiro familiar mensal e anual. Mensal para verificar se estão gastando mais, menos ou tudo. Anual para se saber a situação futura, dessa forma não teremos surpresas e será possível gastar dentro do planejamento, das possibilidades financeiras da família.

Quem não tem controle gasta a mais, gasta errado, gasta sem pensar e prejudica a sua saúde financeira.

Assim como os supermercados se preparam para a Páscoa a cada ano com mais antecedência, você deve preparar o seu orçamento e, mais do que isso, planejar o seu futuro. É de fundamental importância a preparação para aposentadoria, o cuidado com a previdência, esclarecer e sanar as dúvidas sobre o assunto.

Por fim, lembre-se que o real significado da Páscoa não se traduz apenas em ovos e chocolates, mas na ressurreição. Páscoa significa passagem, renovação, renascimento, transformação.

Nessa Páscoa, reflita, planeje-se e transforme a sua vida financeira!

Você tem acompanhado nossos conteúdos aqui no Blog? Tem algum assunto da área financeira que você deseja nossa orientação? Diga-nos qual e na próxima sexta-feira abordaremos.

Te espero.


Altemir Farinhas
Especialista em Finanças Comportamentais

Adicionar comentário

Comentários  

0
Eu gostaria de saber um melhor posicionamento sobre o futuro a curto prazo.. nossa razão sendo influenciada pela nossa emoção já que acabamos de sair de uma pandemia e rumores de guerra sussurrando baixinho cada dia mais próximo .. e possível estar confortável nesse cenário? Como manter o racional operando em alerta máximo?
Responder Responder com citação Citar Reportar ao administrador

Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online