O preço da decisão

Muita gente apenas pensa e não faz nada para realizar, ou seja, mudar o presente para não se apavorar com o que o futuro reserva. 

Assim, o primeiro para você construir é tomar a decisão! Fazer algo para começar. Dar o primeiro passo.

Quando falamos de finanças não é, e nem poderia ser diferente, pois viver no universo da fantasia não modifica o mundo de ninguém.

Segundo passo é se organizar. Organizar as suas finanças. Se não houver organização com o dinheiro, não vai poupar, isso é certo!

Existem diversos aplicativos que ajudam a organizar as finanças, mas vamos combinar que todos nós sabemos que o ideal é listar todas as receitas e despesas, de preferência por categorias.

Ganhar e saber para onde o seu dinheiro está indo, é um bom ponto de partida.

Porém, fica a pergunta: e vai sobrar? Na atual situação mundial é bem provável que não. Então o que fazer? Reveja seus gastos. Será que você necessita gastar com tudo que você gasta? É quase certo que não!!!

Lembre-se que para ter no futuro, tem que viver o presente de forma equilibrada. Pare de olhar a grama do vizinho. Busque uma forma de cultivar a sua!

Não é novidade para ninguém que, para garantir um futuro estável, é preciso planejar agora. Por isso, planeje até a sua aposentadoria.

Trace um objetivo, pesquise, descubra quanto vai precisar ganhar e no que deve gastar.

Defina quando você vai ganhar o valor que vai precisar para realizar o que planejou, divida pelo tempo de preferência os meses que você tem para chegar lá.

Invista! Existem no mercado de investimentos, diversas modalidades para todo o tipo de investidor. Fale com um consultor de investimentos, descubra qual é o melhor para o seu caso. E comece a pagar pelo que foi planejado. 

Perceba que eu usei a palavra pagar, sabe por quê? Simples, porque quando o dinheiro é para pagar algo damos um jeito de levantá-lo. Sacou a dica? 

Você deve estar pensando, como pode dizer isso em um momento complicado como o que estamos vivendo?

Vou dizer porque: para poupar é preciso definir o que é prioridade e o que é supérfluo. Em momentos de crise fazemos isso quase que por instinto de sobrevivência.

Em momentos de crise, comer fora, comprar por impulso é supérfluo. Lazer, diversão, ok, mas procure economizar e aproveite aquelas opções gratuitas ou mais acessíveis. 

Fazer os cortes no orçamento, comprar qualquer coisa somente quando bem pensado antes , ou seja, por incrível que pareça, juntar dinheiro é mais possível na dificuldade, pois e nela que damos o devido valor a cada moeda que passa em nossas mãos.

Então, decida, trace uma meta e passe a segui-la! Além disso, você pode contar com aliados, pois tudo mundo está vivenciando o momento e conhece todas as dificuldades dele.

Então, que tal começar a juntar dinheiro agora e deixar para o futuro a preocupação de como irá gastá-lo, mas isso é papo para outro dia.

Vou deixar como dever de casa para você essa tomada de decisão! 

No próximo encontro, vamos falar um pouco sobre planejamento. 

Até lá.

Cindy Ferreira coordenação viveReal

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online