5 PASSOS PARA SAIR DAS DÍVIDAS
Não é nada bom ficar devendo. Algumas dívidas podem complicar sua vida. Entendo “dívida” como uma conta que não foi paga, uma conta que está em atraso.
Se você está em dia com o pagamento de um empréstimo, financiamento, você não tem dívida, mas um compromisso financeiro.
Dever para o condomínio pode gerar um processo e isso pode gerar bloqueio da sua conta corrente, até leilão do apartamento.
Dever a prestação de um financiamento imobiliário pode fazer com que você tenha de se mudar, pois a casa ou apartamento não é seu, é do banco que fez o empréstimo e na falta de pagamento, esse bem vai a leilão.
Dever as prestações do financiamento de veículo, pode gerar busca e apreensão.
Dívidas geram transtorno, CPF negativado, multas, juros, é de tirar o sono; mas se você seguir os cinco passos, acredito que sairá das dívidas:
1º passo - faça o seu PFF (planejamento financeiro familiar.
Anote suas receitas (quanto você ganha) e despesas (quanto você gasta). Controle tudo na ponta do lápis. Veja quais despesas você deve reduzir e quais deve cortar. Algumas despesas como água, luz, alimentação entre outras, você consegue reduzir - outras despesas você consegue cortar. Faça isso e pare de fazer novas dívidas. Faça isso para fazer sobrar dinheiro.
2º passo - faça o seu relatório de dívidas. Escreva o nome do seu credor e o valor inicial da dívida, quantidade de prestações e valor de cada prestação. Quantidade de prestações pagas e de prestações em aberto. No final o saldo devedor de cada dívida.Você precisa saber para quem deve e quanto deve. Fale com cada credor, solicite propostas de renegociação de dívida. Não faça novas dívidas, não faça nenhum acordo que não seja bom para você, não se precipite.
3º passo – faça dinheiro com o que você tem. Antes de pedir mais dinheiro emprestado. Antes de fazer um novo financiamento, faça dinheiro com o que você tem. Se for preciso vender o carro venda, mas somente se for para reduzir despesas e quitar dívidas. Se tem roupas, eletrônicos, objetos, venda! Não é vergonha retroceder para depois avançar. Esse dinheiro vai ajudar nas suas despesas e quitação de dívidas.
4º passo - renda extra. Pense em alguma coisa para gerar renda extra. Não é vergonha fazer algo para vender ou trabalhar em mais de um lugar. Vergonha é ficar devendo. Muitas pessoas fizeram renda extra. E com esse dinheiro quitaram as dívidas.
5º passo – disciplina para poupar e investir. Se você cortou e reduziu despesas, vai sobrar algum dinheiro. Se você vendeu algo, fez dinheiro. Se você gerou renda extra, ganhou dinheiro. Em muitos casos os bancos dão um bom desconto, já vi casos em que o devedor devia dez mil e com mil reais quitou a dívida.
Mas também já vi casos em que o endividado cortou e reduziu despesas, vendeu algo, gerou renda extra, mas se empolgou ao ver o dinheiro na conta e gastou tudo.
Sem dinheiro, sem desconto na dívida. Por isso a disciplina de poupar e investir é muito importante.
Lembre-se, faça a sua parte e quando surgir uma proposta de renegociação de dívida que for boa para você, aproveite e livre-se das dívidas.
Altemir Farinhas
Especialista em Finanças Comportamentais
Comentários