Cinco pecados financeiros...

...que os homens não devem cometer!

Homens e mulheres estão sujeitos a cometer deslizes, pecados financeiros.

No artigo anterior escrevi sobre as mulheres, agora é a vez dos homens, é fato que ambos gastam, controlam e investem de forma diferente, mas quando as emoções comandam elas ofuscam a razão e são responsáveis pela maior parte dos pecados financeiros que cometemos.

Relaciono pelo menos cinco pecados financeiros:

I. Compras por impulso: 

Quem não fez pelo menos uma compra por impulso que atire a primeira moeda!

Talvez por dar apenas uma olhadinha em um site, ao entrar em uma loja de eletrônicos, material de construção ou em um supermercado.

Eu acredito que quando um homem fica triste ele não vai as compras, diferente das mulheres que procuram na saída as compras uma válvula de escape, o homem procura amigos para sair, conversar, beber, é claro que muitas mulheres também fazem isso.

O pecado dele acontece quando se compra o que não precisa em uma ida rápida a panificadora ou supermercado, seria uma compra pequena, mas pode terminar em compras maiores do que previsto. Como escrevi no artigo para mulheres:

A razão evita gastos desnecessários e a emoção não olha preço. Nos atendimentos procuro fazer com que o consumidor compulsivo reconheça esse hábito financeiro ruim, depois criamos um exercício para anestesiar essa vontade de comprar.

Quando o gatilho do consumo aparecer, reconheça o sentimento por trás dessa vontade, caminhe mais um pouco, ligue para alguém, desenvolva um “remédio para você”, e mãos à obra, tome seu medicamento antes das compras.

II. Descontos e promoções:

Quem não gosta de promoções e descontos, é uma tentação, mas nem tudo que reluz é ouro. As propagandas estão cada vez mais fantásticas, criam desejo onde não tinha, geram vontade de ter algo que até aquele momento não existia.

O pecado aqui é querer sempre levar vantagem, não perdendo uma promoção, um desconto, comprando muitas vezes o que não precisa com o dinheiro que não tem. A saída é guiar-se pelo seu planejamento financeiro, ele vai mostrar se você tem condições ou não para aproveitar as promoções.

Utilize as frases abaixo, elas servem para evitar compras por impulso e não cair na tentação das promoções:

Eu quero?
Eu posso?
Eu preciso?

III. Golpes do amor:

O estelionato sentimental atinge mulheres e homens em todo mundo, esse golpe antigo, sempre existiram pessoas se aproveitando da carência, inocência ou luxúria dos incautos.

Muitos golpes acontecem com um convite recebido nas redes sociais, a estelionatária ou estelionatário, utiliza fotos de outras pessoas, e vai envolvendo o interessado até que esse envia dinheiro, pagam contas, faz compras, chegando ao absurdo de fornecer dados do cartão de crédito.

Não pense que os golpistas não mostram quem são, as vezes utilizam suas próprias fotos, voz, enviando vídeos e fazendo encontros com o “amorzinho”. Em ambos os casos quando não conseguem enredar a vítima com palavras, fotos e mimos, exploram o homem com extorsão, dizendo que vão publicar fotos, ir até sua casa, e incluem outros participantes que fazem parte da armadilha. Tenha muito cuidado quando pedem fotos, nudes, dinheiro ou que você pague contas, isso é sinal vermelho, não ultrapasse.

Recomendo ler também o artigo que fiz para as mulheres. Se você cair uma vez no golpe a culpa é do golpista, mas se cair novamente a culpa é sua.

IV. Saber mais que os outros:

Esse pecado é terrível, uma coisa é uma pessoa determinada, outra é uma pessoa teimosa. No mercado financeiro é fácil encontrar homens que perdem muito dinheiro simplesmente por querer competir com o mercado. Isso mexe com a autoestima, afinal de contas sabe mais que os outros, e a teimosia custa caro, bem caro.

As vezes não ouve o cônjuge quando esse diz para não fazer sociedade, não comprar, nãoempreender, e o sabichão peca novamente, perdendo muito dinheiro.

O orgulho de não aceitar um prejuízo faz com que essa teimosia torne o que era perder um pouco em perder tudo.

Acho que muitos vão se identificar, a saída é anotar, escrever, todas as vezes que ganhou ou perdeu, assim vai perceber se está ganhando mais do que perde, ou está perdendo muito mais do que ganha. Vá e não peques mais.

V. Competição:

Esse tópico é bem diferente do que escrevi sobre as mulheres, lá é competição e moda, aqui o pecado é somente a competição.

Quando o homem é extremamente competitivo, ele extrapola, sai do seu padrão financeiro e não quer saber como irá pagar, pois o importante é a ostentação. O carro do vizinho é mais novo, é maior, é mais potente, a casa é melhor, a moto, o terno, é o velho ditado “a grama do vizinho é mais verde”.

O problema da competição é que custa dinheiro, e na maioria das vezes a pessoa que você quer impressionar, não está nem aí. É comum o homem dar a desculpa que precisa fazer isso, que é um investimento, afinal de
contas é uma “competição”, que pode gerar um aumento salarial, uma promoção, um novo cliente, um negócio que será fechado.

Acho a competição válida para não ficar acomodado, mas quando se torna um hábito financeiro ruim, por não se importar com os gastos, esse pecado gera muitas penitencias.

Para evitar esses e outros pecados, utilize a planilha de planejamento financeiro disponibilizada em meu site, e não se esqueça de comentar aqui suas dúvidas e sugestões.

Altemir Farinhas
Especialista em finanças pessoais

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online