Como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco?
Muita gente fala que só consegue poupar quem tem grandes salários. Só que não é bem assim. Há quem ganhe muito dinheiro e vive no vermelho. Assim, como há quem mesmo ganhando pouco consegue poupar muito.
Esse hábito tem mais relação com a administração financeira do que com o seu salário. Use boas estratégicas e será possível você alcançar resultados inacreditáveis. Antes de saber mais sobre como poupar, entenda a importância dessa prática.
Viva com menos do que ganha e terá mais estabilidade, mesmo que o seu salário não seja uma maravilha.
Reúna fatores como um bom planejamento, estratégia boas e muita disciplina, ou seja, desenvolva educação financeira. Crie pilares na sua relação com o dinheiro. Aprenda ter educação financeira. Ela oferece um conjunto de técnicas, conhecimentos e conceitos do tipo: metas financeiras, orçamento, juros, investimentos, etc.
A educação financeira ensina você a gerenciar melhor seu dinheiro. Faça uma análise e diagnóstico das suas finanças. Comece fazer um bom planejamento financeiro.
Entenda, por exemplo, o quanto efetivamente quanto você ganha já descontando impostos e outros descontos. Depois levante quais são os gastos e a origem deles. Identifique em quais áreas da vida você está gastando mais. Levante as suas dívidas e negocie o pagamento delas. Procure os credores e negocie, faça acordo e não faça novas dívidas.
O próximo passo será criar um orçamento mensal. Decida através dele um destino para o seu dinheiro, considerando o que é dívida e o que é compromisso. Ao destinar quanto gastar em cada área, você consegue equilibrar as suas finanças.
Ao conseguir economizar e organizar as suas finanças, você poderá investir valores mais significativos. Controle, disciplina é essencial para poupar dinheiro.
Para auxiliar nessa tarefa, vale a pena estabelecer um controle diário suas finanças. Nele registre todas as entradas e saídas independente do valor. Esse controle permitirá que você entender melhor o seu comportamento financeiro real e descobrir o que exige maior atenção.
Depois que a sua organização financeira já for um hábito, poderá pensar em investimentos. São muitas as oportunidades que o mercado financeiro oferece e só então será possível fazer seu dinheiro render e trabalhar para você.
Depois pense também na construção do seu patrimônio e concretização de novos projetos. Porém, antes de começar a investir, é interessante juntar o suficiente para a reserva de emergência, mas sobre isso falaremos em outro momento.
Bju
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal