Controlar é preciso!!!
Se você empreende o primeiro cuidado é separar contas pessoais das contas da empresa!
O que é controle financeiro pessoal? Basicamente, controlar, ou seja, gerenciar o dinheiro que ganha e o seus gastos. Um hábito cotidiano, de preferência diárioque mostra que é possível ter mais tranquilidade e segurança em relação ao bolso. Acreditem, por mais incrível que possa parecer, muitas pessoas não sabem exatamente o quanto ganham e quanto gastam mensalmente.
O controle financeiro pessoal serve justamente para evitar esse tipo de descuido. Afinal, ele visa registrar todo gasto e recebimento, para que você domine cada detalhe do seu orçamento. O grande benefício é garantir que você nunca tenha uma surpresa negativa com as suas despesas pessoais.
Mapear as despesas, fontes de receita, investimentos e compromissos financeiros. Diferenciar cada um desses casos é fundamental para ter um controle mais exato sobre a realidade do seu dinheiro.
As despesas incluem tudo que sai da sua conta. Isso vai desde os gastos com alimentação e consumo, até possíveis mensalidades, impostos e pagamentos em geral; As receitas representam o que entra na conta. Assim, estão incluídos o salário, rendas extras, comissões, e assim por diante.
Por fim, os compromissos financeiros são aqueles que você precisa honrar sem falta, como as parcelas do cartão, financiamentos, empréstimos, etc.
A partir do momento em que você visualiza os seus gastos, torna-se mais fácil saber quando é possível aumentar as despesas ou reduzi-las. Essa medida é de extrema importância para evitar o endividamento.
O Sebrae disponibiliza uma cartilha interessante com dicas práticas relacionadas ao controle financeiro. Os principais pontos do planejamento, segundo o documento, incluem o estabelecimento de objetivos, orçamentos e planos de ações. Vale a pena conferir com calma.
Conhecer melhor essa área da sua vida é saudável. Estudar é o caminho, pois sempre que alguém fala de controle financeiro pessoal, a imagem que nos vem á mente é das anotações em planilha ou no "caderninho". Contudo, como você bem sabe, nós vivemos em uma era digital, que oferece inúmeras ferramentas para facilitar as necessidades do dia a dia:
Na vida profissional, os recursos mais populares são as famosas planilhas do Excel e até os sistemas próprios para gestão. Para separar o controle financeiro pessoal e ter mais praticidade na rotina, o ideal é utilizar aplicativos específicos para essa finalidade. Isso porque, eles permitem registrar tudo o que você precisa a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa é uma excelente forma de garantir que nada “fique para trás”.
Somado à praticidade, está o fato de que esse tipo de App é especificamente desenvolvido para as suas demandas pessoais,ou seja, você encontra tudo o que precisa para ter um controle completo e seguro.
Existem algumas opções de plataformas e aplicativos, mas sobre eles falaremos nas próximas sextas - feiras.
Bju
Cindy Ferreira
Coordenação ViveReal
* fonte blog.contaazul