Você precisa parar!!!

Sabemos que muitas pessoas pensam que investir é algo que só pode ser feito por quem tem muito dinheiro sobrando, mas isso é um erro que você precisar parar de pensar assim!

Elas acreditam que é preciso ter uma grande quantia para começar a aplicar o seu dinheiro em algum tipo de investimento que possa trazer bons rendimentos no futuro.

No entanto, essa é uma ideia equivocada que pode impedir muitas pessoas de alcançarem seus objetivos financeiros e de melhorarem a sua qualidade de vida. 

Na verdade, existem diversas opções de investimentos que podem ser feitos com pouco dinheiro, desde que se tenha planejamento, disciplina e conhecimento.

Investir com pouco dinheiro é possível e pode ser muito vantajoso, pois permite que você aproveite as oportunidades do mercado, diversifique a sua carteira, reduza os seus riscos e aumente o seu patrimônio ao longo do tempo. 

Além disso, investir com pouco dinheiro pode ajudar você a desenvolver hábitos financeiros saudáveis, como economizar, controlar os gastos, definir metas e acompanhar o seu progresso.

Mas como investir com pouco dinheiro? Quais são as melhores opções para quem quer começar? Bom, isso vai depender do seu perfil de investidor, dos seus objetivos, do seu prazo e da sua tolerância ao risco. 

Não existe uma resposta única e definitiva para essa pergunta, mas existem algumas dicas que podem ajudar você a escolher os investimentos mais adequados para o seu caso.

A primeira dica é se livrar das dívidas. Não adianta querer investir se você está endividado, pois os juros que você paga são muito maiores do que os juros que você recebe. 

Portanto, antes de pensar em investir, procure quitar as suas dívidas, especialmente as de cartão de crédito e cheque especial, que são as mais caras.

A segunda dica é constituir uma reserva especial (odeio o termo "reserva de emergência" risos...), ou seja, um fundo que você deve ter para cobrir imprevistos e situações de urgência, algo inesperado, bons e não tão bons.

A reserva de emergência deve ser suficiente para cobrir de três a seis meses das suas despesas básicas, e deve estar aplicada em um investimento de baixo risco e alta liquidez, como o Tesouro Selic ou um CDB com liquidez diária.

A terceira dica é definir os seus objetivos financeiros. Você deve saber para que você quer investir, qual é o seu sonho ou a sua meta. Pode ser comprar um imóvel, fazer uma viagem, pagar uma faculdade, se aposentar, etc. O importante é ter um propósito claro e mensurável, que motive você a investir com regularidade e disciplina.

A quarta dica é conhecer o seu perfil de investidor. Você deve saber qual é o seu grau de tolerância ao risco, ou seja, quanto você está disposto a perder em troca de uma rentabilidade maior. 

Existem três perfis básicos de investidores: 

Conservador, moderado e arrojado. O conservador prefere investimentos de baixo risco e baixa rentabilidade, como a renda fixa. 

O moderado aceita um pouco mais de risco e busca uma rentabilidade intermediária, como os fundos mistos. 

O arrojado assume mais risco e busca uma rentabilidade mais alta, como as ações e as criptomoedas.

A quinta dica é diversificar a sua carteira. Você não deve colocar todo o seu dinheiro em um único tipo de investimento, pois isso aumenta o seu risco e diminui as suas chances de sucesso. 

Você deve distribuir o seu dinheiro entre diferentes classes de ativos, como renda fixa, renda variável, fundos, imóveis, etc.

Assim, você reduz o impacto das oscilações do mercado e aproveita as oportunidades de cada segmento.

A sexta dica é se informar e se educar sobre o mercado financeiro. Você deve buscar conhecimento sobre os diferentes tipos de investimentos, as suas características, vantagens, desvantagens, riscos e rentabilidades. 

Você deve acompanhar as notícias, os indicadores, as tendências e as análises do cenário econômico. 

Você deve ler livros, blogs, revistas, sites, podcasts e vídeos sobre finanças e investimentos. Quanto mais você souber, mais confiante e preparado você estará para investir com pouco dinheiro.

A sétima e última dica é começar o quanto antes. Não espere ter muito dinheiro para começar a investir. 

Comece com o que você tem, mesmo que seja pouco. O importante é dar o primeiro passo e criar o hábito de investir. 

Com o tempo, você verá o seu dinheiro crescer e poderá aumentar o valor das suas aplicações. 

Lembre-se que o tempo é o seu maior aliado quando se trata de investir, pois permite que você aproveite os juros compostos, que são os juros sobre os juros.

Essas são as minhas dicas de como investir com pouco dinheiro. Espero que elas sejam úteis para você e que você consiga realizar os seus objetivos financeiros. 

Eu estou aqui para te ajudar e aprender com você também.

Te espero.

Cindy Ferreira - Direção viveReal

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online