
Os Limites do Não Conhecimento
Não estou falando dos grandes conhecimentos, mas daqueles pequenos que podem fazer uma diferença enorme.
Outro dia, ao usar meu celular logo pela manhã, percebi que ele estava funcionando de maneira diferente. Acessei o antivírus e notei que ele estava desativado. Comprei a atualização e reiniciei o aparelho.
Até aí tudo certo, pois já havia feito isso outras vezes. Porém, de repente meu coração disparou, pois não conseguia mais acessar nada, exceto as ligações de emergência. A tela de bloqueio estava diferente e, embora aceitasse a senha de acesso, não havia mais o botão para enviá-la.
Claro que pensei que meu celular havia sido invadido e que os criminosos estavam se aproveitando. Imediatamente troquei de roupa e saí em busca da assistência técnica que costumo frequentar. Fui atendida com a presteza de sempre. O rapaz ligou o celular, pediu que eu informasse a senha e apertou o botão de enviar do próprio teclado do celular. Tudo voltou a funcionar normalmente. Pedi desculpas pelo mico, perguntei se devia algo, e ele sorriu educadamente, dizendo: "Imagine."
Sorri de volta, sentindo-me um tanto envergonhada, e voltei para casa com um mix de sentimentos: gratidão, vergonha e, claro, alguns questionamentos.
Na mesma semana, fui a uma loja comprar óleos essenciais que estavam acabando e que não posso ficar sem. Amo ter minha casa perfumada. Peguei os que costumo usar e então observei um difusor elétrico em promoção. Claro que aproveitei a oportunidade. Quando cheguei em casa, ansiosa para testar o difusor, o mundo caiu novamente, pois percebi que as tomadas do apartamento são todas do modelo novo. Frustração total.
Na manhã seguinte, acordei decidida a mudar essa história triste com a compra de um adaptador para a tomada. Ao chegar na loja, o moço que me atendeu testou alguns adaptadores, mas percebi que nenhum daria certo. Foi quando uma outra atendente se aproximou e foi direto no adaptador que resolveria a situação. Fiquei maravilhada, pedi o preço, ela informou, e eu já estava indo para o caixa quando ela me chamou e disse: "Deixe-me ver mais uma coisinha antes." Eu entreguei o difusor novamente e ela simplesmente girou a tomada, fazendo com que a necessidade de adaptação desaparecesse como um toque de mágica.
"Feliz Dia da Mulher para a senhora", disse ela com o mesmo sorrisinho maroto do técnico do celular dias atrás. Voltei para casa pensativa novamente.
Eram soluções tão fáceis, tão óbvias, mas que eu, por falta de conhecimento e ousadia para testar possibilidades antes de sair para comprar as soluções, não tinha percebido.
Por outro lado, pensei na complexidade de cada aparelho, que pode se tornar inútil na falta de um mero detalhe. Tipo aquela história de que não adianta ter o carro mais caro do mundo e morrer de sede por não ter uma garrafa de água para beber?
Conhecimento é realmente uma arma muito poderosa, não importa o tamanho desse conhecimento. Analisando o atendimento daqueles dois jovens, fiquei ainda mais apaixonada pelos detalhes, pela simplicidade do saber e pela extraordinária diferença que podem fazer na vida de cada um de nós.
Apaixonada!!!
Volto amanhã,
Cindy Ferreira - viveReal