Meu bem, vamos ter que fechar a empresa!
No texto anterior abordamos aqui alguns cuidados que devemos tomar quando estamos chegando em uma nova empresa. No entanto, hoje vamos discorrer um pouco sobre os desafios e cuidados que devemos ter ao decidirmos empreender.
Mas antes, deixe-me contar um pouco sobre esse assunto na minha vida. Sempre fui muito inclinado a empreender. No entanto, sempre entendia não ser o momento certo, até que minha esposa saiu do emprego e fomos morar em outra cidade. Eu fui transferido pela atual empresa e depois de uma longa conversa, minha esposa entrou junto comigo nesse mundo.
Decisão tomada, resolvemos então abrir um negócio. Ela que estaria a frente e com 100% do meu apoio, ou seja, mantive meu trabalho e seguimos com o projeto em paralelo.
Estávamos super empolgados! Montamos um plano de negócio, criamos o projeto, a marca, escolhemos o ponto, fizemos os móveis e inauguramos. Tudo do nosso jeito, que alegria, tudo seguia seu curso e estávamos caminhando.
No primeiro ano, as coisas seguiram muito bem. Tínhamos consciência sobre o retorno do investimento (demora) e seguimos firmes em busca do propósito.
Os dias foram passando e antes de completar o segundo ano os desafios começaram a aparecer. Minha esposa estava sobrecarregada, tinha que fazer toda parte financeira, cuidar de contratação, treinamento dos vendedores, compras, campanhas de Marketing e em alguns momentos atender clientes. Além de tudo, o cuidado com os nossos filhos e a casa, não posso esquecer que entrou a pandemia (covid 19) ... Que desafio!
Não demorou muito para as vendas começarem a cair. Os problemas em casa foram aparecendo. Esposa estressada, contas vencendo, já não tínhamos mais dinheiro para pagá-las, já não sabíamos o que fazer. Na empresa que trabalho exigiam muita dedicação da minha parte, quase todo o meu tempo estava lá. Foi então que percebemos que o nosso sonho estava indo para o espaço.
Já não dava mais para continuar desta forma, tínhamos que tomar uma atitude urgente.
Foi então que nos sentamos em um sábado à noite e decidimos ser a hora, mas o que fazer?
Ficamos ali mais de quatro horas tentando entender o que fizemos de errado e como poderíamos salvar nosso sonho. Mas, infelizmente não deu, DECIDIMOS ENCERRAR AS ATIVIDADES.
Admitir que não deu certo foi muito difícil. Nosso tempo, energia e dinheiro gasto, mas o pior é admitir que não conseguimos fazer o sonho virar realidade. Porém, a decisão foi tomada e tínhamos que seguir.
O tempo foi passando e as coisas começaram a se ajeitar e então nos sentamos outra vez para conversar e entender por que não havia dado certo. Percebemos que houve acertos, mas alguns erros foram decisivos e são eles que vamos compartilhar agora:
Primeiro: Escolhemos o ponto errado. Na ânsia de inaugurar o negócio erramos. Muita atenção! Não tenha pressa nesse assunto, avalie com calma e traga pessoas competentes para lhe ajudar.
Segundo: Eu queria empreender, mas a minha esposa não. Insisti e errei.
Terceiro: Administrar uma empresa não é tarefa simples. Decisões de compra, “marketing”, contratar e formar pessoas, impostos entre outros, tudo isso exige muito.
Quarto: Pouco capital de giro. Pensar que iria dar certo de primeira, imprevistos vão acontecer e você precisa ter recursos para passar por isso.
Quinto: Comece pequeno, sinta o mercado e gradualmente vá fazendo investimento, custo de estrutura alta já no começo foi um dos erros que cometemos.
Por fim preciso dizer a vocês que NÃO desistimos de empreender, hoje temos duas empresas. Entretanto, as ações que tomamos antes de começar foram diferentes e existem pontos positivos para compartilhar, mas aqui assunto para um próximo texto.
Quero dizer que a minha esposa hoje está à frente dos negócios e a decisão partiu dela. E posso afirmar com tranquilidade que tudo que aconteceu nos fortaleceu e muito a seguir em direção aos nossos sonhos.
Ao entender que esse texto lhe ajudou compartilhe com alguém.
Um abraço e até quinta-feira.
Marcelo F Oliveira
Comentários
Aprendemos muito com isso, pode acreditar.
Um grande abraço.