Um caminho necessário !!!
Para o êxito de qualquer projeto! Não poderia ser diferente em se tratando da Organização Pessoal!
O processo de gestão, composto por etapas do planejamento, execução e controle é o instrumento utilizado pelos gestores para conduzir a organização a um futuro desejado a partir de uma situação atual.
O controle de projetos precisa ser feito com a devida regularidade, na necessidade do projeto.
Entre essas ações estão: Comparar o desempenho real com o planejado;
1) Analisar variações e tendências;
2) Avaliar alternativas possíveis;
3) Executar ações corretivas.
Guia de boas práticas de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute) , agrupa os processos de gerenciamento de projetos em cinco grupos: iniciação (decisão) Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento.
Decisão: É o momento de ter uma visão geral dos objetivos do projeto para definir quais serão as tarefas. Onde deve coletar informações importantes para posteriormente, definir o tempo, custo e recursos necessários. Neste momento, ele identifica também quem são os principais interessados pelo projeto, além de obter a autorização para inicia-lo.
Planejamento: Etapa onde se define a estratégia para alcançar os objetivos do projeto. As atividades devem ser detalhadas de modo que seja possível definir tempo e recursos necessários.
Esta é uma das principais etapas do gerenciamento e que muitas vezes não é executada de forma adequada e geralmente, é o maior motivo dos atrasos e custos acima do orçamento inicial nos projetos. Por isso, sugiro fortemente, que você leia também o artigo Planejamento: uma etapa essencial da gestão do projeto.
Execução: É hora de pôr em prática aquilo que foi planejado!
Fazer os registros do que for feito e principalmente do que não estava no planejamento inicial, é um dos pontos fundamentais nesta etapa.
Algumas mudanças podem acontecer nessa etapa. Sejam elas por algum erro no planejamento ou ocorrência de riscos não previstos na fase de Planejamento. É importante ter muita atenção, pois elas sempre vêm acompanhadas de impactos em prazo, custo e/ou qualidade do projeto.
Controle: Esta etapa se inicia ao mesmo tempo que o planejamento e segue durante a execução com o objetivo de acompanhar e controlar o andamento do projeto. É o momento de medir o que está sendo feito, corrigir e prevenir erros. Normalmente. Neste status são informados os desvios, pontos de atenção e as principais atividades realizadas no período e previstas para o próximo período.
Se há atrasos no projeto, é importante avaliar os motivos e a possibilidade de recuperação através de um plano de ação. Caso certifique que não será possível recuperá-lo, é uma boa prática realizar um novo planejamento com base nas condições atuais. Isso significa que, nem sempre o que foi pensado no início do projeto, seguirá até o fim. Muitas coisas podem mudar ao longo do projeto, especialmente em projetos a médio e longo prazo.
Encerramento: Finalmente, este é o momento de "finalizar" o projeto, receber os resultados! É hora de formalizar o seu aceite ao projeto. Deve também, encerrar todas as aquisições que porventura foram realizadas na fase de execução.
Não é de uma hora para outra que você conseguirá mudar radicalmente e organizar a vida em poucos dias ou semanas. Tudo leva seu tempo para acontecer. Alguns especialistas afirmam que são necessários aproximadamente 21 dias para que as pessoas possam realmente incorporar um hábito em suas rotinas, mas a verdade é que isso varia muito de pessoa para pessoa. Eu só comecei sentir diferença no segundo ano e para ser bem transpatente, acho que encerramos etapas, mas um projeto de organzação pessoal e para toda um vida !!!
Faleremos mais sobre o assunto nos nossos próximos encontros de quintas-feiras.
Bju
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal
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