
Trabalho Versus Trabalhadores
Moro em uma rua de muito movimento. No início foi difícil me acostumar com o barulho, mesmo no último andar ele me incomodava.
Mas o foco hoje não é a rua ou o barulho. O fato é que em pleno dezembro a prefeitura resolveu reasfaltá-la.
Pense na loucura, o pó tomou conta da rua. Os prédios foram invadidos por uma sujeira pegajosa, exatamente na época das grandes faxinas para as festas de final de ano.
Mas também não é sobre isso, mas sim sobre os diversos profissionais envolvidos no trabalho citado.
Muita gente, muitas máquinas. Uma verdadeira sinfonia entre máquinas e homens. Um barulho e cheiro forte do asfalto quente sendo aplicado.
Impossível não observar todo aquele processo. Mas o que me chamou mais a atenção foi a sintonia dos homens envolvidos. Parecia até uma sinfonia.
Cada um tinha a sua função dentro daquele processo pesado e ao mesmo tempo cheio de detalhes e comportamentos distintos também.
De repente me perdi em meus pensamentos. Quantos anos eu moro nessa rua, quantas vezes eu passei sobre aquele asfalto, de carro, a pé, mas nunca havia parado para pensar sobre a existência dele e muito menos sobre a sua importância ou sobre o privilégio de morar em uma rua bem cuidada, de uma cidade bem cuidada.
Também me peguei a pensar sobre o número enorme de pessoas que acordam diariamente para facilitar não só a vida delas em si, mas a vida todos nós.
Em especial, o quanto é importante que aprendamos a valorizar cada uma dessas pessoas.
Então, sempre que alguém lhe apresentar o preço do trabalho, você não precisa aceitar, compreender, mas é de fundamental importância que você respeite, pois somos todos peças de processo que é necessário para a sobrevivência do todo.
Pense nisso!!!
Cindy Ferreira
Direção viveReal