Etiqueta na Internet
Diferente do que muitos acham, a internet não é nem de longe terra de ninguém!
1. Na conduta online, atenha-se às mesmas regras que você segue na vida real, ou seja, ao se comunicar online, lembre-se das regras de etiqueta que você segue no dia a dia no OFF-LINE!
Evite insultar, provocar, ameaçar ou ofender os outros.
Respeite as opiniões alheias e faça críticas "construtivas" o mínimo possível!!!
Lembre-se de que você pode sofrer processos judiciais por insultar pessoas online.
2. Pense em quem está por trás do computador ao redigir suas mensagens.
Você não está se comunicando com uma máquina, mas com pessoas de verdade.
Além disso, considere o que e a forma como escreve. Porque o que cai na internet, fica para sempre!
Uma captura de tela ou uma cópia de suas mensagens pode ser feita rapidamente e continuar a existir, mesmo se você excluir suas mensagens depois.
3. Apresente o melhor de você ao mundo online. A comunicação na internet implica em determinado anonimato que não existe na vida real quando você está cara a cara com alguém.
Muitas vezes, esse anonimato reduz o limite de inibição de muitos usuários e eles se comportam rudemente online se, por exemplo, você discordar de suas opiniões.
Certifique-se de mostrar seu melhor lado no mundo online.
Mantenha-se amigável e agindo de maneira respeitosa, mesmo que discorde. A boa educação cabe em qualquer lugar.
Escrever em letras maiúsculas na internet é como gritar e geralmente é considerado grosseiro. Eu particularmente discordo em parte disso. Sempre que quero dar ênfase a uma ou mais palavras eu uso o maiúsculo.
4. Primeiro leia, depois questione.
Você tem mais uma questão sobre algo que foi dito?
Em seguida, aproveite para ler cuidadosamente os posts da discussão anteriores.
Há uma boa chance de alguém já ter respondido a sua pergunta. Se você escrever uma resposta semelhante à de outra pessoa, isso mostra aos outros participantes que você não prestou muita atenção na conversa até agora.
Lembre-se que conversas online podem se desenrolar muito rapidamente. Por isso, é importante reunir todas as informações antes de responder ou fazer perguntas.
5. Preste atenção à gramática e à pontuação. Releia suas respostas. Verifique se a gramática, pontuação e ortografia estão corretas.
Pode ser muito frustrante para os outros se eles tiverem que decifrar frases mal escritas para entender o significado. Além disso, erros gramaticais distraem do objetivo da sua mensagem.
Gramática, ortografia e pontuação tornam-se especialmente importantes ao redigir e-mails ou outras correspondências enviadas a colegas ou superiores.
Se você tem dificuldades com gramática e ortografia, não desanime. Use corretores ortográficos antes de enviar mensagens.
Outra dica: ao redigir e-mails, lembre-se sempre de usar também as fórmulas de saudação e despedida apropriadas. Isso também faz parte da netiqueta.
6. Respeite a privacidade dos outros. Essa regra deve ser seguida não apenas na comunicação online diária, mas também no trabalho.
Não encaminhe a outros informações que foram enviadas a você sem antes obter permissão do remetente original.
Ao enviar e-mails privados para vários destinatários, use BCC (cópia de carbono cego) em vez de CC (cópia de carbono).
Muitas pessoas não gostam que seus nomes e endereços de e-mail sejam repassados a desconhecidos.
Essa regra na internet também se aplica ao carregamento e ao compartilhamento de fotos ou vídeos em que outras pessoas aparecem.
Antes de circular tais arquivos privados, verifique o consentimento com as pessoas envolvidas.
Por último, mas não menos importante: respeite a privacidade dos outros e não se inscreva em newsletter, fóruns ou outras listagens usando o e-mail de outra pessoa.
7. Respeite o tempo e a largura de banda dos outros. Vivemos em um mundo muito mais acelerado que o de nossos pais ou avós estão acostumados.
Informações podem ser enviadas para diferentes pessoas ao redor do mundo em questão de segundos, facilmente.
No entanto, a largura de banda, ou seja, a capacidade de informação dos cabos e canais, permanece limitada. O mesmo acontece com os humanos.
Pense nessa limitação de receptividade de informações a enviar mensagens a amigos, colegas ou superiores.
Você consegue objetivar seu ponto suficientemente rápido em seus e-mails?
Seus argumentos são formulados corretamente e são claramente identificáveis?
Ninguém quer perder tempo lendo um e-mail cuja mensagem principal está apenas no final da mensagem. Isso consome tempo e esforço, e é simplesmente desgastante. Além disso, considere quem realmente precisa fazer parte da lista de destinatários.
Afinal, o respeito ao tempo e largura de banda dos outros também faz parte da netiqueta.
8. Releve os erros dos outros.
Todo mundo em fóruns e redes já foi um iniciante.
Como em qualquer outra área, você pode cometer erros de principiante. Na comunicação online, isso pode ser faltar com a etiqueta ou boas maneiras.
Muitas vezes são erros ortográficos, perguntas supérfluas ou respostas muito longas. Com isso em mente, é importante relevar os erros de seus colegas.
Se são erros pequenos, o melhor é não reagir a eles.
No caso de um erro grave, por exemplo, uma citação errada, mensagens escritas apenas em letras maiúsculas ou problemas sérios de gramática e pontuação, então é melhor apontá-los para a pessoa em uma mensagem privada.
Uma dica: sarcasmo em texto escrito nem sempre é identificável por todos na internet. Portanto, é melhor manter a objetividade.
Se ainda quiser expressar sarcasmo entre amigos ou colegas próximos, use emojis como smileys ou GIFs.
Se escolhidos cuidadosamente, os emojis podem reforçar sua mensagem.
9. Não abuse do seu poder.
Na internet, assim como na vida real, algumas pessoas são mais poderosas que outras.
Moderadores em um fórum, especialistas em empresas ou administradores de sistemas.
Se você tem mais poder do que os outros, não tem o direito de explorar esse poder.
Não espione colegas ou participantes de chats só porque tem os meios técnicos para fazê-lo.
Por exemplo, os administradores de sistemas nunca devem ler e-mails privados ou consultar salários dos outros na empresa.
10. Ajude a combater o "fogo no parquinho".
Fogo no parquinho são as situações de troca de mensagens que contêm críticas pessoais agressivas ou ataques a uma pessoa.
Em chats, discussões acaloradas muitas vezes degeneram nos chamados casos de fogo no parquinho.
Se você estiver em tal discussão, fique longe disso. Lembre-se sempre de que você deve tratar os outros como gostaria que lhe tratassem.
Profanação não tem nada a ver com etiqueta.
Lembre-se também de que ofensas e ameaças na internet podem ter consequências legais para você.
Por isso, resista à tentação de fazer tais comentários, mesmo em discussões acaloradas.
Em vez disso, demonstre uma conduta exemplar na internet.
Eu sempre defendo que temos que fazer engavetamento dos personagens e sermos nós mesmos ON-LINE E OFF-LINE também.
Tudo que é original e espontâneo tem maior aceitação e credibilidade.
Nesse aspecto, ser ariana e ter como marca a espontaneidade, complica muito mais a vida, mas isso é papo para nosso próximo post.
Lá iremos falar sobre as demais regras da etiqueta na internet. E por falar em etiqueta, cuide do seu comportamento nesse final de ano.
NATAL, réveillon, confraternizar é ótimo. De forma educada é bem melhor.
Pense nisso.
Abraço
Cindy Ferreira
Direção viveReal
* Fonte:
www.kaspersky.com.br