Eu e o Dia Um!

Amo de  paixão o primeiro dia de cada ano, mês, semana! Sim, eu adoro as segundas-feiras e não adianta torcer o nariz!

Hoje, quando olhei para o calendário e vi o número um, fiquei eufórica. Terei mais 30 dias para fazer coisas boas. Só que não demorou muito para ver que vários dias já estavam riscados por conta do feriadão! Odeio!!!

Me desculpe quem ama essa Festa Profana: o Carnaval, que, não sei se você sabe, significa "Carne que Nada Vale"!

O termo "festa profana" a meu ver veste essa palavra como uma luva, pois refere-se a celebrações que não têm caráter benigno e espiritual, são marcadas por diversão, música, dança e outras formas de "entretenimento" e liberdade exacerbada. Sim! O Carnaval é um exemplo clássico de festa profana, embora suas origens estejam ligadas à religiosidade.

O Carnaval tem raízes em festividades pagãs da antiguidade, como as Saturnálias romanas e as festas dionisíacas gregas. Com o tempo, essas celebrações foram incorporadas ao calendário cristão como uma forma de se despedir dos prazeres mundanos antes do período de Quaresma, que é marcado por jejum e penitência, ou seja, festejada com o pior, para receber o MELHOR! No mínimo estranho a meu ver!

Festa profana, caracterizada por desfiles de corpos em depravadas fantasias, músicas e danças sem nexo. Durante o Carnaval, as pessoas se entregam à alegria e à celebração, muitas vezes deixando de lado as normas sociais, morais e principalmente comportamentais.

Então aceite que a relação entre profano e Carnaval é evidente na forma como a celebração é vivida. O Carnaval é um momento de extravagâncias e fugas das restrições cotidianas, de celebrar a vida de maneira intensa, despreocupada e muitas vezes até desrespeitosa. Infelizmente, essa característica profana do Carnaval é o que o torna tão "atraente" e popular em todo o mundo.

Eu já dancei Carnaval, mas quando eram bailes familiares, onde o brilho das fantasias era destaque, mas sem jamais ofuscar o brilho do ser humano e do BEM!

Discorda de mim? É um direito seu, mas descrevi o que é para mim uma perda de tempo, de vida e, sobretudo, de bom gosto!

Eu, que tanto amo o dia primeiro, estarei aqui torcendo para que o último dia dessa "festa" chegue!!!

Eu volto amanhã,

Cindy Ferreira - viveReal

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online