Não adie os seus sonhos
Finalmente podemos sair às ruas de novo e andar sem máscara. Mas por um longo tempo fomos obrigados a nos resguardar em casa, cheios de restrições.
Chegamos a pensar que em um futuro próximo estaríamos seguindo nossas vidas, sem a presença impiedosa de um vírus que apareceu sem aviso. Só que não!!!
Foram pelo menos dois anos de uma convivência conflituosa com ele. E quando a pandemia começou, pensar em adiar ou cancelar projetos e sonhos foi compreensível. A situação era nova e ninguém sabia o que aconteceria e por quanto tempo a quarentena duraria. Mas e agora?
Quero que você tenha a consciência de que a pandemia não pode continuar sendo a desculpa que você precisa para adiar indefinidamente planos, projetos e sonhos ou cancelá-los. Sim, uma desculpa sim! Porque muitas vezes nos sabotamos naquilo que dizemos ser o que mais queremos.
Temos medo do fracasso e medo do sucesso também. E isso faz com que qualquer coisa sirva de justificativa para ficarmos parados, esperando, como pacientes em um leito de hospital, enquanto o médico não vem ou a doença não apresenta alguma remissão.
Por que a decisão não pode ser a de apenas “repaginar” seus sonhos?! Nem todo sonho precisa ser adiado. Há sonhos que precisarão sim ser adiados, mas outros podem se tornar realidade apenas adaptando e mudando alguns detalhes.
Existem partes da realidade do AGORA sobre as quais você tem domínio. O problema é que nossa tendência é fugir para o passado, que não existe, ou para o futuro que se mostra incerto.
E nisso, acabamos parando e suspendendo a nossa vida como num filme em que apertamos obotão do "pause" no controle remoto para esperar a companhia que foi ao banheiro ou saiu para encontrar o motoboy no portão e pegar a pizza.
É necessário presentificar a vida. Faça do AGORA o seu foco principal, aceite a realidade como ela está se apresentando neste momento e use o que você tem. Busque ajuda se não souber por onde começar, negocie se estiver com dificuldades financeiras, mas não desista, não adie e não cancele!
Recalcule, repagine, mas se mantenha em movimento na direção do que você quer para você! Combinado?
Boa semana e até terça que vem!
Paula Fischer
Psicóloga CRP 08-08899
Comentários