VIDA.Sua maior Empresa!
Datas especiais como a Páscoa sempre me proporcionam refletir sobre a minha vida e como estou lidando com ela.
Não sei se também é assim com você, mas vejo que há momentos em que precisamos parar, olhar para nós mesmos e avaliar como estamos nos saindo, se a forma como estamos vivendo está nos aproximando ou afastando das nossas aspirações.
E falando na Páscoa, é impossível não lembrar a homilia do Papa Francisco deste domingo, em que ele disse que nossa vida é a maior empresa do mundo. Achei a analogia fantástica. Afinal, é ou não é verdade que viver é o maior e mais desafiador dos empreendimentos humanos? E se você não administrar isso muito bem, ele pode ruir, soterrando projetos e sonhos.
Assim como numa empresa, em nossas vidas também precisamos fazer a gestão de várias áreas para que ela funcione bem e prospere. Isso porque nossa vida é sistêmica, ou seja, é composta de várias partes interligadas e que têm impacto umas sobre as outras.
Imagine uma grande roda, dividida em várias partes como uma pizza e que só irá girar na medida em que houver algum equilíbrio entre essas partes. O equilíbrio perfeito não é possível, afinal nenhuma vida é perfeita.
Experimentamos altos e baixos o tempo todo, mas o importante é estarmos sempre atentos, observando a parte da pizza para a qual precisamos olhar com mais cuidado, para de novo encontrar o equilíbrio que nos permita girar e avançar mais um pouquinho.
Talvez você sinta que sua vida está uma bagunça e não saiba nem mesmo por onde começar para organizá-la. Nessas horas, pode bater o desespero, a sensação de que tudo fugiu ao seu controle e que nem adianta tentar arrumar. Mas calma!
Organizar a vida, a começar pelas emoções, é como uma reeducação alimentar. Aos poucos vamos aprendendo e tomando pequenas atitudes que vão resultar em mudanças importantes e duradouras. Até que isso se torne um hábito e as coisas comecem a se ordenar de uma forma mais funcional, formando uma vida mais coerente com o que somos e com o que buscamos para sermos mais felizes.
E tem um detalhe muito importante aqui, de novo destacado pelo Papa: só você pode evitar que ela vá ladeira abaixo.
E se você quer realmente organizar a sua maior empresa, não tenha medo de olhar para si mesmo, de falar sobre suas dificuldades e sentimentos. Organizar é, em última instância, simplificar! E o caminho para alcançarmos o simples é encararmos primeiro o complexo.
Então eu te pergunto: o quanto você está disposta(o) a encarar suas emoções, a olhar no fundo dos olhos, da sua mente e da sua alma para conhecê-las e entendê-las melhor?
Acredito que você esteja habituada(o) a consultar um médico para tratar de dores físicas e “reorganizar” seu corpo. Mas quantas vezes você buscou ajuda psicológica ou até mesmo espiritual para tratar das suas dores emocionais?
Pode parecer assustador, mas você não está sozinho. Todos nós precisamos de um ordenamento da nossa vida para vivermos mais felizes, em paz e mais preparados para lidar com as adversidades que irão, sem falta, acontecer.
É impossível dar conta de tudo, ninguém consegue! Mas é sim possível simplificar e organizar melhor as coisas, para que a nossa vida tenha cada vez mais sentido e para que cada minuto seja melhor aproveitado.
Uma ótima semana e até a próxima terça!
Paula Fischer
Psicóloga CRP 08-08899