Passos para a mudança!

Não há nada de absurdo em gostarmos das zonas de conforto. É legítimo que queiramos permanecer no lugar onde estamos acostumados e evitar os desconhecidos. Por questões de temperamento e perfil comportamental, algumas pessoas têm mais facilidade de encarar e se adaptar às mudanças do que outras. Porém, todos precisamos ser desafiados em alguma medida. Sem desafios, sem novas metas, nossa existência fica vazia de significado.

Nossa vida será mediana se não desafiarmos as possibilidades.

Ter coragem de lidar com o novo requer abandonar o velho, especialmente quando esse velho está nos limitando e nos fazendo sofrer.

Porém, uma vez que percebemos que algo precisa ser mudado, se formos esperar as condições perfeitas, deixaremos de fazer muitas coisas.

Assim como na área profissional, em que muitas vezes temos que construir o avião em voo, em nossa vida pessoal isso também acontece. Por vezes, ficamos aguardando o momento ideal para começar um processo de mudança, procrastinando pequenas ações e atitudes que poderiam ser iniciadas o quanto antes, mesmo quando ainda não temos todas as condições necessárias.

E se a mudança envolve olharmos para uma situação difícil da nossa vida, da qual no fundo queremos fugir ou ignorar na esperança de que se cure sozinha, daí mesmo é que encontraremos todas as desculpas do mundo para não agir, para não começar.

Lembre-se disso: não se trata de uma condição, mas de uma DECISÃO. Quando entendemos isso, não é a falta de dinheiro, nem a falta de tempo, nem nenhum outro dificultador que irá nos impedir de dar o primeiro passo em direção àquilo que no final será para nosso bem.

Diante da consciência de que só nos resta tomar essa decisão, o próximo passo é nos organizarmos para o caminho, ou seja, há de haver um PLANEJAMENTO.

Nem sempre saberemos fazer esse planejamento, mas o profissional que irá nos ajudar, seja um profissional da saúde ou um coach está ali para isso, tornando tudo mais claro e palpável para continuarmos no processo. Ter a clareza de um plano de ação nos conforta nesse caminho.

Toda grande mudança pode começar com pequenos passos, dados com cuidado, respeitando nossas limitações e resistências. Porém, sempre em frente! O que não podemos é paralisar ou fugir. Você já parou para pensar que aspecto ou situação da sua vida está exigindo uma mudança urgente?

E qual está sendo a sua tendência diante disso? Paralisar, ignorar o problema ou fugir dele? Pois saiba que existe uma alternativa, que é DECIDIR mudar! Então, buscar ajuda e se PLANEJAR para sair desse lugar que te aflige e te impede de ser e fazer o que você deseja de fato.

Fique bem! Até a próxima terça.

 

Paula Fischer
Psicóloga CRP 08-08899

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online