Desenrola não bata e não jogue de "ladinho"...
O estilo de vida que estamos vivendo atualmente, as atividades do dia a dia, tudo isso tem acabado afetando nossa saúde mental o isolamento social "obrigou" todo mundo ficar boa parte do tempo em casa e isso pior consideravelmente o que estava difícil, ou seja, ter saúde emocional
As nossas relações com as outras pessoas estão limitadas, ou até mesmo sendo colocadas à prova por terem que conviver por mais tempo com pessoas próximas.
Ouvi muita gente dizer: "imagine para quem mora sozinho (a)" Estou aqui para dizer que eu tirei de letra, pois quase sempre dou preferência a solitude. Quando a pandemia chegou eu já vivia em minha companhia há muitos anos.
Então, hoje vou ousar lhe dar algumas dicas simples para você cuidar sua saúde mental a partir de hoje.
1- Durma bem. A menopausa deu uma bagunçada no meu sono, mas geralmente sou boa de cama, deito, viro, e capoto!!!
O sono é primordial para mim. Odiava quando tinha que acordar cedo. Diz a ciência uma pessoa adulta precisa em média dormir no mínimo 8 horas para regenerar nosso corpo. Atualmente eu durmo até acordar.
O certo seria eu dizer: "Faça exercícios físicos com regularidade", porém, vou te dizer se mexa. Se você curte academia faça eu não faço arte desse time, mas aprendi a me mexer, descer e subir escadas, dançar, meditar se alongando e fazer alguns paços de balé é muito legal para o corpo, como eu disse ontem, mas faz um mega bem para nossa saúde mental também.
Liberar serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar é um belo aliado.
Alimentação é outra coisa que tenho me beneficiado muito nos últimos anos. Aquilo que já falei um monte aqui. Evite comida industrializada, e opte por alimentos de verdade.
Relações positivas, ou seja, tenha por perto pessoas que te façam bem, capazes de apoiarem você, que sejam positivas.
Controle o seu tempo nas redes sociais. Viva real, leia, escreva, desenhe, pinte, borde. Experimente se desconectar de tudo aquilo que poderá causar ansiedade, baixa autoestima e principalmente comparações às pessoas, se afaste ou use com moderação as redes.
Procure ter pelo menos um Robbie algo que não tenha necessariamente tanta importância para a maioria das pessoas, mas que para você tem tudo a ver. Eu gosto de quebra- cabeças e você?
Me conte, pois, interagir também é uma forma de viver melhor, pois o mundo está cheio de monólogos e isso só tem graça no palco de teatro. Sem contar que é uma GRANDE falta de educação alguém lhe perguntar algo e VOCÊ dar calado como resposta.
Por hoje é isso!
Se cuide.
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal