Vamos falar de amor próprio?
Dias atrás eu falava disso nos meus stories no Instagram, talvez você tenha visto e acompanhado. Eu explorei um pouquinho a raiz espiritual do amor próprio para sair do óbvio, porque parece que sempre que falamos de amor próprio, o que nos vem à cabeça são atitudes um tanto narcisistas e egoístas em que levamos em consideração só as nossas vontades e necessidades. Um amor orgulhoso, podemos dizer assim.
Mas na verdade é justamente o contrário! Amar a nós mesmos passa por amar a Deus sobre todas as coisas, uma atitude humilde que temos quando entendemos a preciosidade da nossa vida e do nosso Ser. Deus nos fez à Sua imagem e semelhança e disse para que o amássemos sobre todas as coisas, pois o amando, estamos nos amando também!
E amar a Deus é amar a vida que Ele nos deu, nossa alma e nosso corpo físico. É incluirmos na nossa vida momentos especiais de autocuidado, de autopreservação e fazer escolhas saudáveis.
Esses momentos podem ser breves e simples, nada trabalhoso e que exija muito tempo. Mas que sejam efetivamente diferentes e nos proporcionem a sensação de nos amarmos, de termos carinho por nós mesmos. Uma atenção que nos damos em algum momento do nosso dia ou da nossa semana.
E para quem busca viver uma vida saudável e sustentável, abandonar a autonegligência e adotar o autocuidado é um hábito vital! Um hábito que criamos a partir de pequenas ações consistentes, pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença.
Você pode instituir momentos especiais durante a semana, por exemplo. Algumas horas para aquele café com uma amiga, uma taça de vinho no sofá enquanto ouve uma música, cozinhar uma receita com algum ingrediente que você adora, ligar para um amigo e colocar o papo em dia, um banho mais demorado e energizante, uma automassagem, uma caminhada ao ar livre…
O segredo é não tornar isso algo grande demais, quero dizer, não superestime esse momento como se você precisasse de muito planejamento e preparação para ele acontecer. Simplesmente faça da forma mais descomplicada que puder. Mas faça!
Você verá a diferença que esse momento tão simples de autocuidado pode fazer para o seu bem estar e sua vida.
Você já tem esse momento reservado na sua agenda? Então me conta aqui nos comentários.
Uma semana de muito amor próprio pra você!
Paula Fischer
CRP 08-08899