
Escolha com sabedoria
É extraordinária a diferença que boas escolhas fazem em nossas vidas! Quando percebi isso, a minha vida mudou da água para o vinho.
Com a alimentação, não foi diferente. Antes, eu adorava consumir guloseimas industrializadas. Comprava galões de suco de frutas "naturais", refrigerantes, biscoitos, e por aí vai.
Lembro-me de uma vez em que fui de pijama ao supermercado 24 horas só para comprar chocolate. Como moro sozinha há muitos anos, devorava tudo com facilidade.
Até que um dia me senti mal, procurei um médico, e os resultados dos meus exames foram alarmantes. A partir daí, decidi mudar. Hoje, busco optar, na maior parte do tempo, por alimentos de verdade. Entre os industrializados, limito-me a iogurtes naturais, manteiga, lactobacilos, entre outros.
Chocolate? Apenas uma vez por mês! Aqui em casa, frutas são presenças constantes, acompanhadas por legumes, verduras, sementes e, ocasionalmente, farinhas sem glúten.
Confesso que ser portadora da síndrome metabólica não facilita a perda de peso, mas é libertador comer sem culpa.
Claro, de vez em quando, permito-me sair da rotina e comer algo mais indulgente, mas, em geral, sinto-me muito orgulhosa das minhas escolhas.
Este ano, reduzi drasticamente o consumo de carne, alimentando-me quase exclusivamente de peixes. Meu objetivo é eliminá-los também, adotando uma dieta completamente livre de carnes.
Não acho justo proteger alguns animais enquanto consumo outros. No entanto, meus últimos exames, realizados no ano passado, mostraram uma deficiência significativa de vitamina B12. Estou fazendo reposição com comprimidos sublinguais e aplicando seis ampolas a cada quatro meses. Embora essas aplicações sejam muito dolorosas, faço isso de coração, para não precisar consumir carne como se fosse uma leoa. E estou orgulhosa de mim por isso.
Agora, meu próximo desafio é criar coragem e adotar uma rotina de atividades físicas regularmente. Esse é o grande objetivo do momento! E você, qual é o seu desafio para 2025? Está relacionado à sua saúde física, emocional ou espiritual? Conte-me, vou adorar saber.
Até amanhã,
Cindy Ferreira - viveReal