Não, carboidrato à noite não engorda!
O que fará diferença será a quantidade de energia maior do que a que o corpo gastará e não importa se estamos falando de, carboidrato, gordura ou proteína. Qualquer um deles pode ter esse efeito, independentemente do horário.
A alimentação é cercada de mitos e verdades. Quantas vezes o ovo já foi vilão e mocinho? Ou quantas vezes você ouviu que beber água com limão em jejum emagrece? E o carboidrato então, o maior dos vilões, não?
E por falar nele, quem nunca ouviu que comer carboidrato à noite engorda?! Que tal desvendarmos essa famosa afirmação que tira o sono de homens e mulheres que estão em dieta para emagrecimento?
Chegou a hora do jantar, aquela fome gostosa e então, o que acha de um pão francês com queijo e peito de peru? Arroz com feijão, talvez? Macarrão ao molho de tomate, então? Não! Jamais! Afinal as “experts” da internet dizem que se você comer carboidrato à noite irá engordar com a justificativa de que nosso organismo é mais preguiçoso nessa hora do dia, pois estamos perto da hora de dormir e com isso a maior parte do carboidrato ingerido será estocado como gordura.
Mas não, essa teoria não tem embasamento científico nenhum e portanto, não há justificativa para você parar de comer carboidrato à noite.
Primeiro entenda que as calorias do carboidrato e proteínas são as mesmas, 1 g = 4 kcal, enquanto a gordura tem em 1 g = 9 kcal. Esses nutrientes funcionam de formas diferentes no nosso organismo, mas sendo simplista, a soma das calorias que eles compõem é que irão determinar o sucesso (ou fracasso) do seu emagrecimento.
Por exemplo, se sua necessidade calórica é de 1.500 kcal por dia e você ingere 7.700 kcal a mais do que seu corpo precisa, você ganha 1 kg de gordura. Para exemplificar mais ainda, se você que precisa de 1.500 kcal/dia consumiu 2.600 kcal/dia durante 7 dias, provavelmente engordou 1 kg. Se fez exercício físico talvez o prejuízo tenha sido menor.
Dito tudo isso, podemos entender que o que vai engordar é se você ultrapassar a necessidade de calorias diárias e não a hora que você comeu o carboidrato.
Por isso a importância de um profissional qualificado. Ele irá calcular a sua necessidade calórica e de nutrientes e irá distribuir as porções durante o dia de forma que você faça uma reeducação alimentar e emagrecimento de forma saudável e eficaz.
A melhor saída é sempre buscar um profissional, mas se isso não é possivel no momento, busque LER ou ouvir alguém capacitado. Aqui toda segunda-feira você encontrará informações REALMENTE importantes para a sua saúde física.
Bom feriado e até lá!
Carolina Cesco
Nutricionista CRN8-393