Falou em congelados, falou em praticidade!
Seja no supermercado, quando encontramos polpas de frutas congeladas ou aquela empresa de marmita congelada ou ainda em casa, quando cozinhamos para a semana inteira. Os alimentos congelados conquistam cada vez mais adeptos.
Porém para manter o sabor e valor nutricional alguns cuidados são necessários. Vamos a eles?!
1) Antes de tudo verifique a qualidade dos alimentos
Aparência, cheiro e sabor. É importante que estejam com a coloração natural, sem mofo, com seu cheiro natural e sem sabor alterado.
Se você congelar um alimento que já está estragado, corre o risco de ter problemas sérios de saúde quando consumi-lo. Portanto, cuidado!!!
2) Separe os alimentos em porções
Divida as porções de acordo com a quantidade ideal para uma refeição.
Além de eles congelarem mais rápido, você evita o desperdício, pois o alimento não pode ser recongelado.
3) Use embalagens adequadas
- O ideal é que sejam próprias para o micro-ondas (BPA free);
- Mantenha o alimento bem embalado, sem contato com ar frio e seco do freezer;
- Que evitem a passagem de aroma.
Exemplos: alimentos sólidos - recipiente plástico, de alumínio, vidro com tampa, folha de alumínio (com a face mais brilhante em contato direto com o alimento), sacos plásticos de polietileno incolor (atóxico). Bebidas: potes de vidro e recipientes plásticos
Dicas:
- não coloque o alimento quente no recipiente de vidro e em seguida no freezer, pois o choque térmico pode provocar trincas;
- quando congelar líquido deixe um espaço vazio na embalagem, de aproximadamente 2 cm, pois o líquido se expande e pode provocar rompimento;
- nunca use embalagens ou papel de alumínio no micro-ondas.
4) Os vegetais, como congelar
Os vegetais precisam passar pelo processo de branqueamento, que é escaldá-los em água fervente por alguns minutos e em seguida resfriá-los em água fria ou gelada pelo mesmo tempo.
Mas antes é importante:
- Certificar-se que eles estão frescos;
- Retirar as partes danificadas;
- Lavá-los bem.
Depois do branqueamento é só secar bem e levá-los ao freezer.
5) Identificar com nome e data
Não se engane, alimento no freezer também estraga. De acordo com a organização internacional Food Safety, cada alimento tem um prazo de validade quando congelado.
Confirma na tabela abaixo:
Se o alimento que irá para o congelador ainda estiver na embalagem original, siga as instruções do fabricante.
6) Não recongele o alimento, jamais
Durante o descongelamento pode ser que novas colônias de bactérias e/ou fungos se formem e se você recongela esse mesmo alimento pode estar paralisando um processo de apodrecimento já iniciado. Melhor não arriscar.
7) Locais de descongelamento
Nunca em temperatura ambiente, principalmente quando falamos de carnes cruas e laticínios. Descongele sempre na geladeira.
Se precisa de um descongelamento mais rápido, pode usar o micro-ondas, mas é preciso saber usá-lo. De forma geral, o micro-ondas funciona melhor com quantidades menores, aí mais um motivo para congelar em porções menores.
Os alimentos prontos, pré-cozidos ou branqueados, como os vegetais, podem ser descongelados no fogão.
Se aliarmos a praticidade do congelamento com os cuidados que ele exige, garantimos uma refeição ao mesmo tempo saudável e segura!
Até segunda
Carolina Cesco
Nutricionista CRN8-393
Comentários