O que você guarda na geladeira, mas não deveria!

É comum aos brasileiros fazer a famosa “compra do mês”, ou seja, estocar alimentos para um mês inteiro. Contudo, para muitos alimentos não é possível fazer isso ou são necessários cuidados especiais para que tenham uma duração satisfatória quando armazenados.

Alimentos se deterioram e podem trazer sérios problemas à saúde. Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são causadas por alimentos ou água contaminados, responsáveis por morbidade e mortalidade em todo o mundo, aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vamos saber o que você pode fazer para amenizar e controlar os riscos e proteger sua saúde?

- Todas as frutas, verduras e legumes que serão consumidos crus, devem ser corretamente higienizados. Lave em água corrente; prepare uma solução de água com hipoclorito de sódio (água sanitária): 1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água; deixe de molho por 15 minutos e enxágue. Ah, usar vinagre não adianta não, viu?!

- Algumas frutas e verduras devem ficar longe do refrigerador, porque o frio pode alterar o sabor e suas propriedades e até mesmo fazer com que estraguem mais rápido.

- Guardar banana, abacaxi, abacate e mamão na geladeira só traz danos. As baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que a polpa fique pastosa e sua casca escureça.

- As batatas e cebolas também devem ficar longe da geladeira. O frio faz com que o amido das batatas se converta em açúcar e a umidade faz com que as cebolas amoleçam e mofem rapidamente. A dica é armazenar estes produtos em temperatura ambiente e local arejado.

- Produtos como o mel também não devem ir para a geladeira, pois ele possui agentes bacterianos que fazem com que não estrague facilmente. Assim como o azeite de oliva, que deve ser armazenado em local fresco e com pouca luz.

- Os ovos devem ser mantidos em refrigeração. Coloque em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira. Nada de colocar na porta. Na lateral ou porta da geladeira, temos variação constante de temperatura, aumentando os riscos de contaminação!

- Alimentos secos ou não perecíveis, como açúcar, arroz, feijão, lentilha e outros, devem ser armazenados em temperatura ambiente e local seco e arejado.

Se você tiver dúvidas sobre outros alimentos, é só mandar mensagem que ficarei feliz em ajudar a esclarecer!

Na próxima semana falaremos sobre os prazos e validades dos alimentos.

Até lá.


Carolina Cesco
Nutricionista CRN8-3934

Adicionar comentário

Comentários  

0
Nutricionistas são profissionais que deveriam fazer parte de nosso cotidiano; depois de uma reeducação e pequenas mudanças de hábitos que transformaram minha vida descobri que é muito mais fácil e barato comer certo. Frutas e verduras da época, adaptações rápidas.. saladas coloridas nos motivam a devagar ir colocando saúde em cada garfada.
Responder Responder com citação Citar Reportar ao administrador

Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online