Como está o seu sono
Você sabia que é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas?
Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Muitas vezes é durante o sono que fazemos as mais extraordinárias viagens.
Amo dormir, em especial quando na manhã seguinte acordo com um sorriso maroto!
Confesso que nunca parei para estudar sobre o sono, pois ele sempre foi tranquilo para mim. Quase sempre me lembro dos meus sonhos e na maioria das vezes são sonhos bons. Porém, já tive dois pesadelos que foram daqueles capazes de nos deixar exaustos e pensativos.
Uma coisa que me deixa curiosa é o fato de a maior parte dos meus sonhos ser relacionados com casas.
Mas, voltando falar sobre a importância do dormir bem: o que acontece quando não se dorme bem?
A privação do sono impede que nosso sistema imunológico acumule forças e isso pode resultar desde o aparecimento de alergias até quadros mais sérios, a depender dos organismos aos quais somos expostos.
A longo prazo, não dormir bem aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas e isso é muito sério.
Eu, embora sempre tenha sido uma dorminhoca, desde que entrei na menopausa tenho observado grandes mudanças no meu sono e/na falta dele melhor dizendo.
Segundo o que andei lendo, a tendência à insônia aumenta na fase do climatério por causa do desequilíbrio hormonal e da queda na produção de estrogênio, que são hormônios associados com a regulação do sono da mulher.
As ondas de calor e suores que acompanham o desequilíbrio hormonal também podem ocorrer à noite e perturbar o sono.
Nesse clima frio e chuvoso de Curitiba, esses fogachos, mesmos que esporádicos são horríveis e o não me agasalhar bem devido a eles tem me deixado resfriada com muito mais facilidade...
Enfim são tantas coisas relacionadas ao sono, na verdade a falta dele, que dariam artigos e mais artigos...
Por hoje vamos parar por aqui, mas logo voltarei ao assunto, mas com outro olhar, ou seja, como podemos nos ajudar a ter um sono melhor...
Se você tem alguma informação ou curiosidade sobre esse assunto me conta aqui?
Boa semana
Cindy Ferreira
Coordenação viveReal