O corpo fala: fique atento aos alertas
Você já parou para ouvir o que o seu corpo tem para te dizer?
Muitas vezes, ele nos envia sinais e sintomas que podem indicar que algo não vai bem com a nossa saúde. Mas nem sempre prestamos atenção a esses alertas ou achamos que são normais e passageiros. Porém, ignorar o que o corpo fala pode ter consequências graves para a nossa saúde física e mental.
Os sinais e sintomas são as manifestações clínicas de uma doença ou de um desequilíbrio no organismo. Os sinais são as alterações que podem ser percebidas por outras pessoas, como febre, manchas na pele, icterícia, etc. Já os sintomas são as queixas subjetivas, que dependem do relato do paciente, como dor, cansaço, tristeza etc.
Identificar os sinais e sintomas na nossa rotina é fundamental para prevenir e tratar as doenças ou buscar ajuda profissional quando necessário. Alguns sinais e sintomas são mais evidentes, outros podem se confundir com o mal-estar causado pelo estresse e pela correria do dia a dia. Mas todos merecem a nossa atenção e cuidado.
Para isso, vale a pena parar, respirar, avaliar o nosso cotidiano, rever a nossa agenda, encontrar o ponto de desequilíbrio e traçar um novo planejamento que inclua mais tempo para a saúde, para o lazer e para o a família. Para manter um corpo saudável, é preciso estar em um sério relacionamento com ele. O ouvir é tão importante quanto agir. Então, ouça e aja.
Mas nem todos os sinais e sintomas são ruins. O corpo também nos envia mensagens positivas, que mostram que estamos cuidando bem da nossa saúde. Por exemplo, se o seu xixi estiver incolor, significa que o seu corpo está hidratado. Se o seu número dois estiver com uma forma e cor adequadas, significa que o seu intestino está funcionando bem. E se você soltar uns puns de vez em quando, significa que o seu sistema digestivo está ativo. Mas cuidado, não saia soltando puns por aí, pois isso pode ser falta de educação. E se os puns forem muito fedorentos, pode ser sinal de algum problema.
Desculpe a forma descontraída que estou finalizando as dicas de hoje, mas é que o humor é também um belo sinal de que estamos bem e felizes. O humor é uma forma de cuidar da nossa saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física. A saúde mental envolve o nosso estado emocional, psicológico e social e influencia a nossa capacidade de lidar com o estresse, manter relacionamentos saudáveis, tomar decisões equilibradas e enfrentar desafios de forma adaptativa.
Amanhã eu volto para falar mais sobre como cuidar da saúde mental e como a falta dela pode afetar o nosso corpo também. Se eu fosse você, não perderia essa oportunidade.
Até amanhã!
Cindy Ferreira - viveReal