O lado ruim da alimentação saudável!

Importante que antes de tudo você compreenda que não existe alimento perfeito!

Todo alimento, por mais saudável que seja, terá sempre os seus aspectos negativos, ou seja, comer bem pode sim fazer mal.

O consumo de frutas, verduras, legumes, trocar as carnes vermelhas pelas brancas, eliminar os refrigerantes, viraram um mantra para a maioria das nutricionistas. São realmente excelentes, mas nesse artigo você vai conhecer o lado bom e o lado ruim de alguns alimentos:

Para começar vamos falar das frutas. As frutas cítricas, por exemplo são as meninas dos olhos para muitos de nós. Eu amo e sei que elas são cheias de vitaminas C, deixam o sistema imunológico mais forte e ainda nos ajudam a emagrecer. Só que elas também têm o seu lado negativo. Elas têm muita acidez e podem causar sensibilidade excessiva nos dentes. Essa acidez também pode causar ou agravar problemas no aparelho digestivo, como azia, refluxo e até estomatite.

Outro exemplo são os cereais, quem não gosta? Eu amo! Gosto de consumi-los nas refeições intermediárias. São tidos como fontes de fibras e são necessários para o bom funcionamento do aparelho digestivo. O farelo de aveia, por exemplo, é uma opção muito interessante, pois uma colher de sopa tem 3 gramas de fibras solúveis. Porém, se criarmos o hábito de consumo de fibras diariamente, sem a quantidade ideal de ingestão de água, pode ser o motivo de grande desconforto intestinal!

Chás naturais são outros queridinhos da boa alimentação. Eles são substitutos para o café. A camomila, por exemplo, pode ser ingerida em chás à noite, antes de dormir para melhorar o sono. O boldo tem propriedades que auxiliam o funcionamento do fígado e os chás em geral na maioria das vezes são excelentes para a saúde.

Porém, não são inofensivos e devem ser ingeridos do jeito certo. A cafeína pode interferir na qualidade do sono e na absorção de cálcio pelo organismo, segundo o que dizem algumas nutricionistas que conheço.

Até o famoso frango grelhado, que é exemplo de qualidade de alimentação, pois consegue ter valores nutricionais muito semelhantes ao da carne vermelha, é pouco calórico e tem menos gordura; tem também o seu lado vilão. A carne do peito tem menos gordura, mas as coxas e outras extremidades do frango contém uma boa quantidade de gordura. A pele então deve ser retirada antes de grelhar, caso contrário a gordura será derretida e absorvida pelo restante da carne. Isso deixa a carne mais macia, mas a torna menos saudável.

Até o leite, que nos últimos tempos virou grande vilão, tem os dois lados. O lado bom é que ele previne a osteoporose, especialmente entre nós, mulheres. Ele é rico em proteínas e ajuda na manutenção dos músculos. Por outro lado, existe um número enorme de pessoas intolerantes à lactose. Ainda, as que sofrem com problemas renais devem ficar bem atentas ao consumo do leite, pois as suas proteínas podem complicar o funcionamento dos seus rins.

E o ovo, como fica nessa história? O ovo é um alimento muito consumido e que tem vários benefícios para a saúde, como aumentar a massa muscular, ajudar na perda de peso, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o colesterol “ruim”, manter a saúde da pele, ajudar no combate de anemias, prevenir a diabetes e melhorar a memória e a concentração. O ovo é rico em proteínas, vitaminas A, D e do complexo B, minerais como selênio, zinco, cálcio e fósforo e antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.

Mas o ovo também tem o seu lado negativo, que deve ser levado em conta. O ovo é uma fonte de colesterol, que em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, pessoas que têm predisposição genética para colesterol alto devem consumir o ovo com moderação, até 1 por dia. 

O ovo também pode causar alergia em algumas pessoas, provocando sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço, dificuldade respiratória e até choque anafilático. 

Além disso, o ovo pode estar contaminado com bactérias como a salmonela, que podem causar infecções graves. Por isso, é importante lavar bem o ovo antes de consumir e evitar comer ovo cru ou mal-cozido.

Na alimentação, como na vida, tudo tem os dois lados. Então cuide para não exagerar, pois nem tudo que reluz é ouro!

Volto amanhã.

Até lá.

Cindy Ferreira - viveReal

Adicionar comentário


Sobre | Contato

viveReal - Todos os Direitos Reservados a Cindy Ferreira

WhatsApp Online