Desobrigação é Liberdade de Escolha!
A palavra "desobrigação" carrega consigo uma sensação de liberdade, como se um peso fosse retirado dos ombros. Significa a liberação ou o cumprimento daquilo que antes nos prendia por obrigação, compromisso ou dever.
Com o passar dos anos, a maturidade nos traz descobertas profundas. Uma delas é a compreensão de que não somos obrigados a nada. Quando internalizamos essa verdade, deixamos de carregar fardos desnecessários. Hoje, quando alguém começa uma frase com "você tem que", será interrompida imediatamente. Minha vida passou a ser regida pelas minhas escolhas, não por imposições externas.
Então, nesta semana, a palavra "desobrigação" ganhará destaque. Tudo que é feito por obrigação torna-se enfadonho. Por outro lado, o proibido nos atrai. E assim, no contexto da saúde física, vamos explorar essa ideia.
Convivendo há mais de dois anos com a Síndrome Metabólica (SM), já perdi a conta de quantos profissionais de saúde consultei. A frase que mais ouço é "você tem que". Isso, por vezes, bate de frente em com o que aprendi a odiar ao longo dos anos.
No entanto, acato as orientações, especialmente quando envolvem medicamentos e escolhas alimentares. Mas como discernir a verdade em meio a tantas opiniões divergentes? Ainda mais quando uma equipe multiprofissional está envolvida, cada um com sua perspectiva?
Decidi estudar e tomar decisões baseadas no meu bem-estar. Chegou a hora de dar um basta na confusão. No próximo dia 13 de agosto, farei novos exames de sangue e buscarei um novo médico especialista em clínica geral. Explicarei minha jornada e pedirei que ele indique outros especialistas, preferencialmente trabalhando em conjunto e no mesmo espaço, pois cheguei ao meu limite!
Se necessário eu assumirei a coordenação dessa equipe. Se necessário, reunirei todos para que juntos possamos encontrar uma saída e de uma vez por todas encerrarmos esse jogo de ping pong de informações.
Meu corpo, minha saúde, minha vida. Minha Decisão!
Até amanhã.
Cindy Ferreira - viveReal