Como nos alimentaríamos sem alimentos industrializados?
A tecnologia trouxe diversos benefícios e comodidades para a vida humana, mas não de forma forma plena, ou seja,sem nenhum prejuízo. Um exemplo: Apesar de a bicicleta estar ressurgindo como uma excelente forma de transporte urbano alternativo, automóveis e motocicletas são os preferidos. Por praticidade, comodidade para o usuário, mas uma série de prejuízos no coletivo.
Na alimentação, porque seria diferente?Os modelo capitalista de produção e consumo, superam os malefícios gerados?
São tantas as mudanças no nosso sistema alimentar hoje em dia até nos questionamos se o que estamos comendo é realmente comida de verdade. Em países como o Brasil, acumulam uma série de prejuízos individuais e coletivos para a sociedade.
No plano individual, doenças antes associadas ao processo de envelhecimento, hoje atingem importante número de pessoas adultas e jovens. No plano coletivo, a ameaça à biodiversidade e aos recursos naturais entre outros.
Uma alimentação saudável é derivada de um sistema alimentar saudável e sustentável. Vivemos nesse último século, e de forma mais intensa nos últimos 50 anos, uma grande mudança na alimentação humana.
A produção, conservação e o preparo dos alimentos, dos ambientes domésticos, agora se concentram em maior parte no setor industrial. O setor econômico, publicitário e ainda aos modos de vida das sociedades urbanas contemporâneas, estimulam cada vez mais o consumo de alimentos industrializados e processados.
Os alimentos in natura ou minimamente processados (como mandioca, arroz, feijão, cuscuz, legumes e verduras) consumidos por gerações passadas, vem sendo menos consumidos quando comparados a alimentos industrializados, prontos para consumo e com maior grau de processamento.
As refeições preparadas e compartilhadas com a família, amigos parecem ser cada vez mais incomuns, pois são trocadas por refeições rápidas, no ambiente de trabalho, em frente a TV ou ao lado do celular.
Comida de verdade e um sistema alimentar saudável, mas e o que seria a comida de verdade? Seria qualquer alimento não industrializado? Aquele alimento que atende perfeitamente nossas necessidades nutricionais? Ou seria mais do que isso?
A comida de verdade é aquela que atende não apenas as nossas necessidades nutricionais, mas também nossas demandas psicossociais, culturais e às do meio ambiente como um todo.
A comida de verdade é aquela produzida principalmente pelo pequeno agricultor, que enfrenta cada vez mais dificuldades para se manter produzindo, especialmente no cultivo sem agrotóxico. É saudável tanto para o ser humano quanto para o planeta.
Estou me esforçando para fazer a minha parte e você?
Bju
Cindy Ferreira
Comentários